Política

Líder da bancada de Roraima cobra fiscalização de empresas de internet

Pedido feito por ofício foi enviado ao presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, e ao ministro das Comunicações, Fábio Faria

Após o último apagão de internet em Roraima, o coordenador da bancada federal do Estado, deputado Hiran Gonçalves (Progressistas), cobrou maior fiscalização na concessão dos serviços das empresas de telecomunicações que fornecem internet para os roraimenses.

O pedido feito por ofício, datado de 11 de maio, foi enviado ao presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Manuel Baigorri, e ao ministro das Comunicações, Fábio Faria.

No documento, Gonçalves afirma que Roraima “necessita de uma melhor infraestrutura nos serviços de comunicações, com mais investimentos que tragam benefícios para a população”, tendo em vista os constantes apagões de internet no Estado, que provocam transtornos aos usuários e todos os setores que dependem do serviço.

“A má qualidade da internet é uma das principais queixas da população Roraimense, que constantemente enfrenta dificuldades de acesso, o que traz inúmeros prejuízos para as relações cotidianas dependentes do serviço, principalmente para os comerciantes, que acabam ficando impossibilitados de utilizar métodos de pagamento como cartões, pix, sistemas de vendas etc”, narrou.

Em nota, a Anatel confirmou o recebimento do ofício, que agora segue curso dos trâmites internos. “Quanto as constantes falhas nos serviços de internet de Roraima, podemos adiantar que tem sido recorrente o acolhimento de manifestações similares de diferentes atores de Boa Vista-RR”, destacou, lembrando do último rompimento da fibra óptica da Oi – ligação entre Manaus e a capital de Roraima -, causado por obras realizadas próximas à BR-174, no município de Presidente Figueiredo (AM). O problema também afetou o serviço de telefonia móvel da Claro na capital amazonense, pela tarde.

O Ministério das Comunicações também confirmou o recebimento do ofício e informou que o documento foi encaminhado para a Secretaria de Telecomunicações para providências.