Política

Live vai orientar pessoas a prevenir e denunciar Tráfico de Pessoas

Trabalho criado em 2016 pela Assembleia Legislativa promove ações de combate ao crime em todo o estado

Uma live promovida pelo Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, às 19h desta sexta-feira, dia 30, vai orientar pessoas a prevenir e denunciar casos de tráfico de pessoas. A programação acontece via plataforma Zoom, e faz alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado nesta data.

Conforme a presidente do programa, deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), o trabalho do Centro de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, criado em 2016 pelo Poder Legislativo, envolve ainda ações de orientação, combate e resgate a situações a trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos, servidão, adoção ilegal. “No começo deste mês, por exemplo, nossa equipe, em parceria com a Polícia Federal e Rodoviária Federal, resgatou meninas na região Sul de Roraima. Nosso trabalho busca a garantia do atendimento especializado com acolhimento humanizado das vítimas as encaminhando à rede de atendimento”, comentou agradecendo às instituições que fazem parte da rede ser serviços a fim de combater esses crimes no estado.

Lenir ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelo Projeto Educar é Prevenir, que faz parte das ações do Núcleo, e é responsável pela capacitação de quase dois mil professores e em torno de 6 mil alunos da rede pública de ensino de Roraima acerca da prevenção do Tráfico de Pessoas. “Por meio das palestras que os técnicos que compõem o Núcleo ministram, os participantes acabam identificando casos e absorvendo informações sobre esses crimes que são mais comuns em Roraima do que pensamos. Essa nossa frente de trabalho tem uma importância significativa uma vez que nosso estado faz fronteira com dois países – Venezuela e Guiana, e ainda divisa com o estado do Amazonas”, apontou.

Pelo menos 15 casos diferentes já foram identificados e encaminhados pelos técnicos, em sua maioria de meninas sendo exploradas sexualmente em lugares insalubres.

Ainda como parte da programação pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, será feita uma ação de sensibilização sobre o tema, a partir das 16 horas, no Roraima Garden Shopping, com distribuição de flyers, cartilhas e orientação com uso de modelos vivas.