Política

Lula: 'Em vez de fazer tanta motociata, saberia como os yanomami estariam'

Presidente também prometeu tratar "muito a sério" o combate ao garimpo ilegal em terras indígenas, em Roraima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (21), em Boa Vista, que não acreditaria na atual situação “desumana” vivida pelos indígenas yanomami de Roraima, se o contassem. Em entrevista coletiva, ele comentou sobre da crise sanitária no território indígena.

“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinha pessoas sendo tratadas da forma desumana, a forma como o povo yanomami vem sendo tratado aqui, eu não acreditaria. Tive acesso a fotos, que me abalaram porque não pode um país das condições do Brasil deixar os indígenas abandonados como estão aqui”, criticou.

Em sua fala, Lula prometeu que o governo federal vai tratar os povos indígenas como seres humanos. “Vamos cuidar pra que sejam tratados como se fosse seres humanos de primeira classe”, declarou.

O presidente também dirigiu críticas ao Governo Bolsonaro pela situação em que deixou os povos indígenas yanomami. “O presidente que deixou presidência, ao invés de fazer tanta motociata, tivesse vergonha, quem sabe esse povo não estaria como está”, vociferou.

Lula também prometeu tratar “muito a sério” o combate ao garimpo ilegal em terras indígenas. “Mesmo aqueles que tenham terra com autorização para pesquisa, que possam fazer pesquisa sem destruir a água e a floresta, nem colocar em risco a vida das pessoas”, finalizou Lula, prometendo voltar a Roraima em março, para uma assembleia indígena na Terra Raposa Serra do Sol.

Lula chegou à Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) às 10h24 e foi recebido por indgrbas de várias etnias do Estado. Após o compromisso, o presidente concedeu entrevista coletiva. Por volta de 12h30, ele deixou o local e apenas acenou aos dezenas de militantes lulistas que o aguardavam desde às 8h.

*Por Lucas Luckezie