Política

Lula é recebido por indígenas na chegada à Casai, em RR

Comitiva presidencial está no Estado para oferecer o suporte necessário às equipes de saúde no enfrentamento à crise sanitária na Terra Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Casai (Casa de Apoio do Índio) Yanomami às 10h24 deste sábado (21), em Boa Vista, e foi recebido aos gritos por indígenas de várias etnias de Roraima, como yanomami, wapichana, taurepang e macuxi.

Na chegada, eles fizeram um ritual de recepção e pinturas corporais para recepcionar o presidente.

Dezenas de militantes de partidos de esquerda como PT e Rede Sustentabilidade e PSOL, também estão no local, em um cercado. Há ainda bandeiras do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).


Militantes de esquerda prestigiam visita de Lula a Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Um grupo, que incluiu o artista plástico Bartô Macuxi, vestiu camisetas que formaram as palavras de ordem “Fora Garimpo”, e levou a faixa “Desintrusão já!”, em referência aos garimpeiros na Terra Yanomami.


Grupo pede o fim do garimpo em terras indígenas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Somos contra o garimpo, queremos um rio limpo sem mercúrio, óleo e lama. Somos macuxi, mas os yanomami são o meu povo também. Tão morrendo de fome, doenças, pelo garimpo. A gente tá aqui pra somar e dizer que queremos resultados e algumas respostas do presidente para fazer as mudanças necessárias”, declarou Bartô.

Lula e a comitiva de ministros chegam ao Estado para oferecer o suporte do governo federal às equipes de saúde no enfrentamento à crise sanitária na Terra Indígena Yanomami.

O presidente veio acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Saúde, Nísia Trindade, dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.

Também integram a comitiva o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba.

Autoridades locais também acompanham a visita presidencial, como o governador Antonio Denarium (Progressistas), o senador Telmário Mota (Pros), os deputados federais Helena da Asatur (MDB), Stélio Dener (Republicanos), Zé Haroldo Cathedral (PSD), o defensor público geral Oleno Matos e secretários estaduais.

*Por Lucas Luckezie