Política

Mecias de Jesus anuncia mais uma etapa vencida do Linhão de Tucuruí

O parlamentar comemorou assinatura do termo aditivo do contrato para construção da linha de transmissão

O senador Mecias de Jesus anunciou na quarta-feira (22), a notícia de que a TransNorte Energia assinou contrato com a Aneel, referente ao Primeiro Termo Aditivo do Contrato de Concessão do Linhão de Tucuruí, no trecho que liga Manaus a Boa Vista.

Segundo Mecias, o anúncio feito ao mercado na última sexta-feira (17), deixa claro, que o estado de Roraima vai ser, finalmente, integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “O aditivo garantiu o aumento da Receita Anual Permitida, alterações no cronograma de obras, bem como a extensão do prazo para a entrada em operação comercial do empreendimento, previsto para 36 meses, depois da emissão da Licença Ambiental de Instalação”, explicou.

A única exceção é o compensador da Subestação Boa Vista que já se encontra em funcionamento. “Vamos conseguir alcançar tal objetivo, que é levar energia elétrica segura para Roraima, promovendo o desenvolvimento e melhor qualidade de vida para todos os moradores. Desde a sua criação, Roraima tem vivido apenas na expectativa de promessa nunca cumprida, mas, agora, o sonho começa a se materializar”, acredita Mecias de Jesus.

A linha de transmissão de energia elétrica, entre Manaus e Boa Vista, compreende dois trechos numa extensão total de 715 quilômetros. O primeiro trecho irá alcançar a subestação que ficará localizada na comunidade Equador, no município de Rorainópolis. A subestação de Equador terá um potencial de 500 quilovolts. “O Linhão de Tucuruí, como se sabe, foi licitado, mas ficou parado durante anos, com promessas vazias e utilizado como moeda de troca eleitoreira, por políticos à época que de fato não se importavam com o povo roraimense”, disse o senador.

Mecias de Jesus lembrou ainda que já foi dada a autorização pela etnia indígena Waimiri-Atroari, para que o Linhão de Tucuruí passe por suas terras, e a expectativa é que tudo será resolvido em breve, para que a população de Roraima possa ser beneficiada com energia elétrica segura e mais barata. “A participação de todos os pares do Congresso Nacional foi primordial, quando tivemos a aprovação da minha Emenda à Medida Provisória de privatização da Eletrobras, autorizando o início imediato das obras do Linhão de Tucuruí pelo Governo Federal”, afirmou.

O senador disse que está acompanhando todas as etapas da construção do Linhão, que é um trabalho de engenharia cheio de detalhes, e que trará a independência energética para Roraima e mais benefícios para a população. “Um dos compromissos que assumi, ao longo da campanha eleitoral de 2018, foi o de lutar pela solução do problema energético de Roraima. Com fé em Deus, iremos realizar tal conquista! Tudo agora se resume a uma questão de tempo. O trabalho está aí, à vista de todos, a pleno vapor”, concluiu o senador Mecias de Jesus.