Política

Ministério anuncia investimentos para o saneamento básico em RR

O anúncio foi feito pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, durante visita ao estado

RODRIGO SANTANA

Editoria de Cidades

A ampliação do Sistema de Tratamento de Esgotos em Roraima ganhou destaque durante visita do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ao estado na última sexta-feira, 27. Ele participou da inauguração da Estação Elevatória Santa Tereza, no bairro Piscicultura, em Boa Vista.

O ministro disse que a capital roraimense está entre as melhores do Brasil, com o maior percentual de tratamento de esgoto sanitário, o que contribui consideravelmente para a qualidade de vida da população.

“Quando é investido no saneamento básico de uma cidade, verificamos que são visíveis os benefícios desse tipo de serviços prestados à população. Além de ajudar a evitar o surgimento de doenças, constatamos uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Ainda segundo ele, o Governo Federal tem se empenhado para garantir o desenvolvimento da região norte do país e a melhoria do serviço de tratamento de esgotos colaboram neste processo.

“Quando a presidência da república fez a revisão da Política Nacional de Desenvolvimento, foi criado um ato para a reintegração da região Norte como sendo uma das prioridades do governo dentro do pacote de ações”, afirmou.

Ainda em se tratando de investimentos, o ministro disse que o Governo Federal irá fazer um esforço para encaminhar mais recursos, para que sejam alocados na execução de obras de saneamento básico também nos municípios do interior do estado.

“Não podemos esquecer que outros municípios de Roraima precisam também melhorar o sistema de tratamento de esgotos. Tenho conversado com parlamentares roraimenses da bancada federal para discutir sobre as propostas, para que sejam liberados os recursos”, disse.

Canuto não citou valores relacionados aos possíveis investimentos que devem ser empregados no saneamento básico, mas informou que já existem projetos que estão em estágio avançado, com grande possibilidade de serem executados.

“Existe um esforço de deputados em colocar emendas para conseguir recursos para melhorar ainda mais o sistema de tratamento de esgotos de Roraima. Inclusive, já foi apresentado um projeto de tratamento de esgoto do município de Rorainópolis, que terá 60% do serviço ampliado”, lembrou.