Política

Ministério do Desenvolvimento libera recursos para esgotamento sanitário

O governador informou que com a liberação do recurso, o Estado receberá R$ 28 milhões para a conclusão das etapas que faltam do esgotamento sanitário

Liberação de recurso do Ministério do Desenvolvimento fará com que Boa Vista tenha 93% da rede de esgoto sanitário concluída. A informação foi repassada pelo governador Antonio Denarium após ter se reunido com o Ministro do Desenvolvimento Gustavo Canuto, em Brasília.

A pauta principal foi para tratar do aditivo da quarta etapa do esgoto sanitário da Capital Boa Vista. O governador informou que com a liberação do recurso oriundo da emenda parlamentar do Deputado Federal Jhonatan de Jesus (PRB), o Estado receberá R$ 28 milhões de reais para a conclusão da quinta etapa do serviço. “Com o término dessas duas partes da obra, Boa Vista ficará com 93% de esgoto sanitário e logo em seguida já vamos começar a trabalhar na sexta etapa, para que Roraima possa ficar com 100% de esgoto sanitário, tornando-se um estado modelo para o Brasil e o primeiro da região Norte em tratamento sanitário, que isso é saúde e desenvolvimento para todos”, informou Antonio Denarium para a Folha de Boa Vista.

O deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB), autor da emenda, explicou que o esgoto sanitário de Boa Vista foi uma obra começou em 2011 e que precisava de valores adicionais.

“Foi iniciada a obra, mas o Ministério não tinha dotação orçamentária, mas conseguimos, junto ao Governo Federal, esses 28,5 milhões para que a quarta etapa ficasse 100% concluída, ficando interligada com a estação de tratamento, levando aí para mais de seis bairros o esgotamento sanitário, transformando Boa Vista na capital mais saneada do Brasil”

Atualmente, a Caer possui 42 Estações Elevatórias de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto somente na capital. Em 2008, a capital possuía 259 km de rede de esgoto, o que correspondia a 17,15%, atendendo 6.267 de ligações domiciliares. Com a entrega da 5ª etapa, esse percentual passa para 85% de redes implantadas e, até 2020, com a conclusão da 4ª, esse número passará para 93,60%, correspondendo a 1.101,76 km de rede de esgoto na Capital, que vai atender 68.869 domicílios.

Já foram concluídas as três primeiras etapas e estão em andamento as obras da 4ª (81,07%) e 5ª etapas (100%). Atualmente, as frentes de trabalho estão executando obras de implantação da rede de esgoto nos bairros Centenário e Nova Canaã (4ª etapa). Continuam em andamento os serviços de ligações intradomiciliares da 5ª etapa.