Política

Ministra Damares Alves vem a Roraima para lançar programa 

Após duas visitas canceladas a Roraima, a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vem verificar questão migratória, com visita a abrigos 

A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, chega nesta quarta-feira, 18, a Roraima para lançar um programa voltado para o atendimento de idosos e cumprir agenda com autoridades do Estado. A expectativa é que a ministra também observe o fluxo migratório de venezuelanos, com visitas a abrigos.

Segundo informações da pasta, Damares vem lançar o “Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

O lançamento do programa acontece a partir das 09h30 na unidade do Rede Melhor Idade – Centro de Referências do Idoso, localizado na Rua Cabo PM Lawrence de Melo, nº 259, bairro Caranã, onde serão aplicadas as atividades do Programa Viver. 

O evento também contará com a presença do titular da SNDPI, secretário Antonio Costa, além de parlamentares. O secretário adiantou que a instauração do Programa Viver vem de uma parceria entre o Governo Federal e as cidades.

“No Programa os compromissos são mútuos e a adesão é voluntária. O município encaminha um ofício que deve conter uma breve justificativa sobre a relevância e a pertinência de receber o projeto. O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa precisa estar ativo e, além disso, a Prefeitura deve disponibilizar o espaço para a instalação dos equipamentos e estabelecer as parcerias. Os equipamentos como computadores, webcams, projetores e impressoras são doados”, explicou Costa.

PROGRAMAÇÃO – A agenda da ministra Damares Alves tem compromissos na Capital e no interior do Estado. Ainda na quarta-feira pela manhã, às 11h, a ministra deverá se reunir com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

No período da tarde ela seguirá para o município de Mucajaí onde realizará visitas ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para conhecer as atividades desenvolvidas e ter uma reunião com o grupo antisuicídio; visita ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) para conhecer famílias de idosos atendidas pela unidade; além de comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por volta das 16h, ainda em Mucajaí, a ministra participa da solenidade de lançamento do “Projeto Espaço 4.0”, da Secretaria Nacional da Juventude, programa voltado para o incentivo ao acesso à tecnologia e empreendedorismo entre jovens. A solenidade contará com apresentações do Grupo de Crianças e Adolescentes atendidos pelo Centro de Referência e do Grupo de Idosos Viver Mais. Por fim, Damares deverá participar da posse dos membros dos conselhos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

MIGRAÇÃO – Na quinta-feira, 19, a agenda da ministra deverá se concentrar em atividades voltadas para a questão migratória em Roraima. Às 9h, Damares fará visita ao posto de atendimento da Operação Acolhida e participará de uma reunião com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Em seguida deverá visitar a Cruz Vermelha e o abrigo para venezuelanos indígenas da etnia Warao.

À tarde, a visita será na Casa da Mulher Brasileira, além de Conselhos Tutelares da Capital e uma reunião com a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur). Vale ressaltar que a agenda está sujeita a alterações.

HISTÓRICO – A ministra Damares Alves já havia anunciado visita ao Estado outras duas vezes. A primeira delas seria em janeiro deste ano durante a visita de ministros do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para observar a questão migratória em Roraima, porém, cancelou sua vinda. 

Na segunda vez, em abril, a ministra estava prevista para comparecer no lançamento do programa “Agenda Interministerial – Ligando o Brasil, desenvolvendo os Estados” e discutir a questão energética em Roraima, porém, também cancelou sua participação no evento.

Governo irá acompanhar visita de ministra a Pacaraima

Embora não esteja presente na programação oficial da visita da ministra, o Governo do Estado informou que irá acompanhar Damares em atividades no município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

O Poder Executivo informou que a principal demanda que deverá ser apresentada à ministra durante o encontro deve ser da questão migratória, além de apresentação de dados sobre o impacto da vinda de venezuelanos em diversas áreas do Estado.

“Como o foco da visita é o crescente fluxo migratório em Roraima, o Governo do Estado apresentará os dados da presença de estrangeiros na educação e na saúde, por exemplo”, afirmou em nota. “O governo avalia como positiva a visita da ministra e vai buscar mais apoio junto ao Governo Federal, no que tange à gestão dessa crise humanitária.”

PMBV – Também em nota, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou que até a manhã de ontem, 18, “não havia previsão de nenhum encontro oficial entre a prefeitura e a ministra”.