Política

Ministro da Cidadania visita Roraima nesta terça

Previsão é que visita ao Estado seja para anunciar recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos, além de visitar obras e a Operação Acolhida

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (Democratas), visita Roraima nesta terça-feira, 24. A expectativa é que o representante do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venha ao Estado para anunciar recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e visitar obras executadas pelo Governo Federal e abrigos da Operação Acolhida.

Segundo informações repassadas pelo Governo do Estado, Lorenzoni cumpre agenda com o governador Antonio Denarium (sem partido) às 9h desta terça, no Palácio Senador Hélio Campos. Ao final do evento, o governador e o ministro concederão coletiva para a imprensa.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania.

Ministro Onyx Lorenzoni vem à Roraima e cumpre agenda com o governador Antonio Denarium (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

VISITA – A passagem do ministro da Cidadania marca sua primeira visita à Roraima desde assumir cargo na gestão do governo Bolsonaro. Quando ainda era ministro da Casa Civil, em agosto de 2019, Onyx Lorenzoni chegou a anunciar que viria ao Estado com objetivo de verificar as atividades da Operação Acolhida do Exército Brasileiro no atendimento aos refugiados venezuelanos. Porém, a viagem foi adiada e posteriormente cancelada dias depois.

Confira a programação da visita do ministro:

11h – Chegada Base Aérea (sem imprensa)

12h – Almoço na Brigada (sem imprensa)

12h45 – Visita P I Trig (com imprensa)

13h30 – Visita abrigo Pricumã (forneceremos imagens)

14h00 – Visita abrigo Rondon II (forneceremos imagens)

Leia mais: