Política

Ministro da Educação anuncia criação do Instituto Federal Indígena

As obras serão realizadas pelo Executivo estadual, com recursos de emendas parlamentares e processos executados por meio do PAR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em visita à comunidade do Contão, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Pacaraima, anunciou, nesta sexta-feira (29),  a implantação do Instituto Federal Indígena em Roraima.

Estavam presentes o governador Antonio Denarium, o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte, secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, da presidente da Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima), Irisnaide de Souza, de tuxauas de comunidades da região e demais autoridades do Estado.

“Vamos iniciar os estudos da implantação do Instituto Federal Indígena aqui em Roraima. Será o primeiro do Brasil. São sonhos e acredito que em breve vamos realizá-los”, ressaltou Milton Ribeiro.

O governador Antonio Denarium aproveitou para anunciar a liberação de R$1 milhão pelo MEC (Ministério da Educação), para reforma da Escola Estadual Indígena José Marcolino e da quadra esportiva da unidade.

As obras serão realizadas pelo Executivo estadual, com recursos de emendas parlamentares e processos executados por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas).

“Logo teremos a liberação do recurso para o início das obras da escola e do instituto aqui na região. Estamos recebendo apoio do presidente Jair Bolsonaro também na produção agrícola mecanizada, que vai dar segurança alimentar para os nossos povos indígenas”, destacou o governador.

As obras anunciadas, quando prontas, oferecerão aos moradores dos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia melhorias na estrutura de atendimento e na qualidade de ensino.


Solenidade na comunidade do Contão contou com a presença de autoridades (Foto: Secom-RR)