Política

Moradores de Uiramutã recebem capacitação sobre leis

Técnicos da Procuradoria Adjunta da Mulher coordenaram ações do projeto

Durante os últimos três dias moradores da comunidade indígena Carapau IV, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, passaram por uma série de palestras e atividades relacionadas às legislações estadual e federal ofertadas pela Procuradoria Adjunta da Assembleia Legislativa de Roraima, sob a direção da deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA).

Em torno de 40 membros do grupo de Segurança Comunitária Indígena, que trabalham mantendo a ordem na região da Água Fria participaram das ações do projeto ‘Capacitação Legal’, que tem o objetivo de conhecimentos sobre temas como Violência Doméstica, enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas, Relações interpessoais, Enfrentamento ao Suicídio, ECA, Direito Indígena, Direito Penal, Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, para todos os municípios do estado.

A deputada Lenir Rodrigues considerou o resultado do treinamento positivo. “Tivemos a oportunidade de ofertar conteúdo que, com toda certeza, vão contribuir com a formação profissional e pessoal dessas pessoas”, disse.

Segundo o tuxaua Edivaldo da Silva, os agentes de segurança da comunidade atuam de acordo com cada região e suas normas próprias, de forma a prevenir atos que atentem contra vida social de quem vive na região. “Com essa capacitação eles vão desenvolver um trabalho melhor, pois eles vão ter conhecimentos que vão auxiliar no dia a dia”, disse.

O indígena Samuel da Silva Macuxi, do Centro Regional Caraparu I, crê na melhoria das ações dos agentes com a capacitação ofertada. “O importante pra mim foi receber as orientações do curso e agora vamos praticar no nosso dia a dia”, avaliou.