Política

Moradores fazem manifestação para reabertura de fronteira com a Guiana

A ligação terrestre entre os dois países está bloqueada desde o dia 19 de março de 2020

Moradores do município de Bonfim realizam uma manifestação na fronteira entre o Brasil e a Guiana para a reabertura entre os dois países. 

“Estamos reinvidicando à reabertura da fronteira para melhorar os negócios no nosso município de Bonfim. Vamos ficar aqui até eles aceitarem nosso acordo aqui.
Agora que está começando a chegar o povo” disse um dos moradores que afirmou que o movimento não tem apoio de políticos.  “E se tiver algum político usando o nome em prol da reabertura, é tudo mentira por que quem está protestando é o povo” disse.

Nesta terça-feira (14), no município de Bonfim, autoridades do Brasil e da Guiana discutiram a reabertura da fronteira entre os dois países. O intuito foi apresentar alternativas para reativar a economia fronteiriça com uma abertura gradual, adotando medidas sanitárias.As alternativas serão avaliadas entre os dois países, e uma nova reunião deverá ser marcada para novas deliberações.

A ligação terrestre entre os dois países está bloqueada desde o dia 19 de março de 2020, em atendimento a uma portaria do governo brasileiro, para conter o avanço do coronavírus. O fechamento se aplica ao turismo. Existe a previsão de entrada no país, mas para isso é necessária uma autorização especial.