Política

Mudanças ainda devem ocorrer na PM e em mais três instituições

Além da Sefaz, Sesp e Segad, mudanças também devem ocorrer na PMRR, Delegacia-Geral, Setrabes e Controladoria-Geral do Estado

As mudanças nos cargos de alto escalão do Governo do Estado continuam, além da exoneração dos titulares da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da Secretaria de Administração (Segad). As mudanças também devem ocorrer na Polícia Militar de Roraima (PMRR), Delegacia-Geral (DG), Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).

A informação é que nomes conhecidos da gestão do ex-governador José de Anchieta serão nomeados pelo governador Antonio Denarium (sem partido). Segundo informações extra-oficiais obtidas pela Folha, o Coronel Edison Prola assume a Secretaria de Segurança Pública. O delegado Eduardo Wayner, atualmente secretário-adjunto da Delegacia Geral, deve ser nomeado adjunto da Sesp-RR. Ainda não foi informado quem assumirá o cargo de adjunto.

Prola foi chefe da Casa Militar dos governos Ottomar Pinto e José de Anchieta e também atuou como Comandante Geral da Polícia Militar, de janeiro de 2013 a julho de 2014. Em 2017, o comandante foi nomeado pela governador Suely Campos novamente para assumir o comando da PMRR.

O Comandante Wayner foi Delegado-Geral do ano de 2009 a 2011 e em 2012 assumiu o cargo de secretário-adjunto da Sesp, durante a gestão de Anchieta. Com a saída de Anchieta para disputar o Senado Federal e o vice-governador Chico Rodrigues assumindo a gestão, Wayner foi mantido no cargo.

PM e Setrabes também devem sofrer mudanças

Outra informação obtida pela Folha é de que o comando da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) também devem mudar.

O relato ainda não confirmado é que o comandante da PMRR, Coronel Elias Santana, vai sair da gestão da Polícia Militar e que o coronel da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Francisco Xavier de Castro irá substituí-lo no cargo. O coronel Miramilton Goiano de Souza, assumirá o cargo de Subcomandante Geral da Polícia Militar de Roraima.

Nesta quinta-feira, 24, a reportagem da Folha entrou em contato com o comandante da PMRR e o mesmo informou que não tinha conhecimento da possível exoneração. “Para mim não chegou nada e nem eu pedi para sair”, disse o Coronel Elias Santana.

Outra exoneração seria a do secretário adjunto da Setrabes, o Coronel do Exército Roger Herzer, que estava na pasta desde outubro de 2019. Em seu lugar assumiria Mikael Wallas Cunha, que até o momento exercia o serviço de adjunto da Controladoria Geral do Estado. Também não foi informado quem poderá substituir o adjunto da Controladoria.

Leia mais: