Política

Nicoletti assina lista contrária à orientação de Bolsonaro

Deputados tentaram colocar Eduardo Bolsonaro na liderança do partido na Câmara dos Deputados, mas proposta foi derrubada

Enfrentando brigas internas, o Partido Social Liberal (PSL) passou por uma tentativa de mudança do líder da Câmara dos Deputados em Brasília, supostamente para atender a uma orientação do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Porém, alguns partidários foram contra a proposta, dentre eles o deputado federal Nicoletti (PSL-RR).

O nome do deputado Nicoletti consta na lista dos partidários que assinaram pela permanência do Delegado Waldir (PSL-GO) na Câmara dos Deputados e contrários a sua substituição pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

A lista com os nomes dos partidários foi divulgada pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR), em suas redes oficiais. A imagem exemplifica aqueles que votaram favoráveis a Eduardo Bolsonaro e, portanto, ao presidente Bolsonaro; e aqueles que votaram favoráveis ao Delegado Waldir (PSL-GO) e Luciano Bivar, presidente da sigla. O nome de Nicoletti figura junto aos apoiadores de Waldir.

Na tarde de quinta-feira, o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), anunciou a criação de uma nova lista em apoio a Eduardo Bolsonaro e pediu que os eleitores cobrassem “coerência” de seus parlamentares eleitos pela sigla.

Nas redes sociais de Nicoletti, alguns eleitores questionaram o parlamentar sobre o caso e pediram explicações sobre o apoio a Waldir. “Ninguém sabe o que acontece nos bastidores do partido, mas [Luciano] Bivar (presidente do PSL) e o Delegado Waldir já criticaram o presidente e isso já seria um ponto negativo para apoiá-los. Espero que o senhor não nos decepcione. O presidente precisa de vocês”, disse um comentário.

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir, trocou o General Girão e Major Vitor Hugo (ligados a Bolsonaro) por ele mesmo e por Antônio Nicoletti na comissão especial que analisa a proposta de reforma da previdência dos militares.

Assessoria divulga foto de parlamentar ao lado de presidente

Foto: Ascom Nicoletti

A Folha tentou entrar em contato com o deputado sobre o caso, porém não conseguiu retorno até o fechamento da matéria. Em resposta, a Assessoria de Comunicação do parlamentar divulgou imagem de Nicoletti ao lado de Bolsonaro, afirmando que o parlamentar havia embarcado na quinta-feira, 17, em viagem com o presidente, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o seu colega de partido, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), dentre outras autoridades.

“A viagem foi para Florianópolis, em Santa Catarina, onde o parlamentar participou da cerimônia oficial de abertura do Curso de Formação Profissional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), bem como da visita às instalações da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal (ANPRF), no decorrer de toda a tarde”, disse trecho da nota.

A Ascom informou que também não haviam conseguido contato com o parlamentar, por Nicoletti estar envolvido com as atividades do evento. “O deputado retornará da agenda juntamente com a comitiva presidencial, no final da noite de quinta”, reforçou a nota. (P.C.)

Entenda a tentativa de mudança de liderança do PSL na Câmara

A tentativa de mudanças surgiu após uma série de desentendimentos entre o presidente da República e o presidente do partido. A informação é que os 53 deputados da bancada haviam rachado, alguns em apoio a Bolsonaro e outros a Bivar.

Segundo informações oficiais da Secretaria Geral da Mesa (SGM) da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e outros apoiadores, apresentaram então uma lista para assumir a liderança da sigla na noite de terça-feira, 16. 

A lista contava com 27 assinaturas de partidários pedindo pela mudança da liderança. Destas, 26 foram confirmadas como originais. O deputado chegou inclusive a realizar uma coletiva de imprensa, enquanto líder na Câmara, argumentando pela coesão entre o partido e que Waldir haveria agido contrário às orientações da Presidência.

Na mesma noite, o Delegado Waldir apresentou outra lista contendo 31 assinaturas. Do total, 29 foram confirmadas. Segundo as publicações da imprensa nacional e de deputados do partido, na lista de apoio à permanência de Waldir estava o deputado Nicoletti.

Em seguida, a equipe de apoio a Eduardo Bolsonaro apresentou uma segunda lista, novamente com 27 inscritos. Porém, somente 26 assinaturas foram confirmadas. As três listas foram avaliadas pela SGM e, na tarde de quinta-feira, 17, a Secretaria comunicou que o Delegado Waldir continuava como líder do PSL na Câmara. (P.C.)