Política

Operação Acolhida poderá ter novo comando

Informação recebida pela Folha é de que a saída do General Eduardo Pazuello do comando da Força Tarefa Logística Humanitária estaria para ocorrer

A Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, responsável pela Operação Acolhida, poderá ter um novo comando. A informação é que o General de Brigada Eduardo Pazuello, coordenador operacional desde fevereiro do ano passado, deverá ser substituído.

A mudança ocorreria, segundo fontes ouvidas pela Folha que não quiseram ser identificadas, por conta de o governo federal querer imprimir uma marca da administração Bolsonaro na Operação, com maior participação do setor privado e mais ênfase na interiorização. Esta nova fase seria anunciada na 4ª feira, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Outra informação preliminar obtida pela Folha, de um político do alto escalão, é que o General de Divisão Antônio Manoel de Barros teria sido o escolhido para assumir a gestão, faltando apenas a publicação no Diário Oficial da União (DOU) para oficializar a mudança.

Barros já desempenhou o papel de comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Comando Militar da Amazônia (CMA). O general também esteve à frente do Comando Conjunto de operações da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro em agosto do ano passado e foi comandante da 1ª Divisão de Exército, unidade militar responsável pela apuração dos fatos no caso dos dez militares do Exército envolvidos no falecimento do músico Evaldo Rosa dos Santos, também no Rio de Janeiro, quando o carro da vítima recebeu mais de 80 tiros.

Outra informação é de que o General Eduardo Pazuello teria uma nova missão a assumir, no caso, a gestão do Comando Militar da Amazônia, comando militar que compreende os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, com sede na cidade de Manaus (AM).

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Operação Acolhida, mas foi informada pela comunicação social de que se tratava de uma falsa informação. “Segue ele [Pazuello] como Coordenador Operacional da Operação Acolhida”.

Frente ao questionamento sobre a nomeação do General de Divisão Antônio Manoel de Barros, a Assessoria de Comunicação da Operação Acolhida ressaltou que não havia recebido nenhuma informação oficial. “O General Pazuello segue na função de Coordenador Operacional da Operação Acolhida”, reafirmou.

A reportagem também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa, do Governo Federal. Porém, em razão do avançado da hora, não recebeu retorno até o fechamento da matéria. A Folha também entrou em contato com os parlamentares da bancada federal de Roraima para obter maiores informações sobre o assunto, mas os deputados informaram, em sua maioria, que tinham conhecimento da informação, mas ainda não possuíam confirmação sobre a mudança.