Política

PF investiga partidos MDB e PSD em suposto esquema de candidaturas

Fraudes e desvios de financiamento ocorreram nas eleições de 2018  em Roraima

A Polícia Federal ( PF ) deflagrou nesta quarta-feira uma operação contra supostas candidaturas laranjas nas eleições de 2018 em Roraima, envolvendo o MDB e o PSD .

Dois dos principais alvos são o ex-senador Romero Jucá e seu filho, Rodrigo Jucá , e a Polícia Federal teria inclusive pedido a prisão deles, com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral mas foi negado pela Justiça em Roraima.

Também não foi feita busca e apreensão em nenhum dos escritórios ou residencias dos investigados. As informações foram divulgadas pelo Globo e confirmadas por uma fonte da Folha, que afirmou que por conta do segredo de Justiça o nome e o local das investigações não poderia ser divulgado.

A operação, batizada de “Títeres”, cumpriu, ao todo, seis mandados de busca e apreensão contra envolvidos no esquema. No entanto, o ex-senador e seu filho não foram alvos. A PF não esteve nas sedes locais dos partidos, mas cumpriu os mandados nas residências dos supostos laranjas e de políticos que teriam sido beneficiados pelo esquema, além de uma empresa de consultoria.

A operação mira fraudes e desvios de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha durante o pleito eleitoral de 2018. Os mandados foram expedidos pela justiça da 1ª Zona Eleitoral  de Roraima.

A investigação constatou a existência de candidatas do PSD que receberam muitos recursos, mas tiveram um número muito baixo de votos.

Em um dos casos, uma candidata a deputada estadual pelo PSD recebeu quase R$105 mil, mas teve só nove votos. De acordo com a PF, o dinheiro vinha do MDB.

Os principais crimes investigados são associação criminosa, a falsidade ideológica eleitoral e a apropriação de valores do financiamento eleitoral, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 14 anos.

Em nota, a assessoria do diretório do MDB em Roraima e do ex-senador Romero Jucá disse desconhecer as investigações e repudiou “qualquer ilação de cometimento de irregularidade”.

Também em nota, o PSD informou que as denúncias apresentadas se referem às eleições de 2018 e, portanto, não existe nenhuma relação ou envolvimento com os atuais membros do diretório. A legenda afirmou que “o PSD Roraima segue rigorosamente o que determina a legislação vigente” e se colocou à disposição para fornecer informações adicionais. (Com informações de O Globo).

NOTA DO PSD RORAIMA 

Diante dos fatos revelados pela Operação Títeres da Polícia Federal, a Executiva Estadual do Partido Social Democrático em Roraima (PSD-RR) esclarece que as denúncias apresentadas se referem às eleições de 2018 e, portanto, não existe nenhuma relação ou envolvimento com os atuais membros do diretório. 

É importante salientar ainda que os integrantes da nova composição do PSD, no Estado, tomaram posse na última Convenção Regional, realizada no mês de junho de 2019. Assim, assumiram em consonância com os princípios que fundamentam o Partido, em defesa do exercício da política com responsabilidade, da ética, da honestidade e do zelo pelo bem público.

O diretório do PSD Roraima reforça sua confiança no trabalho isento, sério e justo das autoridades federais. E se coloca à disposição para fornecimento de informações adicionais. A legenda estadual reitera o compromisso pela busca da lisura, transparência do processo político eleitoral e afirma que, o PSD Roraima segue rigorosamente o que determina a legislação vigente.

*Matéria atualizada às 13h51

Publicidade