Política

PSD terá candidato a prefeito de Boa Vista, garantem Haroldo e Kassab 

O partido disse que está preparado para as eleições 2020 e que tem candidaturas a prefeito e vereador em todos os municípios

Disputar as prefeituras em todos os municípios roraimenses. Esse é o objetivo do Partido Social Democrático (PSD) quando o tema são as eleições municipais de 2020. O anúncio foi feito pelo próprio presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, em evento realizado pelo presidente estadual, deputado federal Haroldo Cathedral, para as mulheres, nesta quinta (7), no auditório do Instituto Sion, em Boa Vista.

E quando perguntados sobre candidatura própria em Boa Vista, tanto Kassab quanto Haroldo foram pragmáticos: “Boa Vista será nosso grande objetivo na eleição de 2020. E já temos até o nome certo para essa empreitada, o deputado Haroldo Cathedral, que não será candidato só se ele não quiser. É qualificado para ser prefeito, governador ou senador em Roraima. Tudo vai depender do interesse dele. O que ele escolher, o Partido apoia”, disse Gilberto Kassab sob aplausos da multidão que lotou o auditório.

Segundo o ex-ministro e atual chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, “quando não há candidatura lançada para uma prefeitura, o partido é considerado fragilizado. Não existe partido no Brasil que queira sobreviver ou se estabelecer se não lançar candidatura para prefeitura. Qualquer cidade que não tiver candidatura de prefeito está agindo de maneira tímida”, destacou. 

Comedido ao se manifestar, Haroldo Cathedral foi mais moderado, mas fez questão de garantir que o PSD terá, sim, um nome disputando a sucessão da prefeita Teresa Surita (MDB). 

“Nós estamos preparando o futuro do PSD em Roraima. Já definimos com a Executiva Nacional que teremos candidaturas a prefeito e vereador em todos os municípios. Quanto a Boa Vista, é nosso grande objetivo em 2020. Mas é algo a ser pensado e amadurecido mais calmamente e planejado, porque não queremos ser apenas figurantes na eleição. Vamos entrar para ser protagonistas e a escolha do nome se dará mais na frente, quando consolidarmos nosso projeto político para Boa Vista. O Partido vai decidir.”, afirmou. 

Haroldo disse que o Partido tem uma orientação bem clara sobre candidaturas nas cidades com mais de 100 mil eleitores. “Esse é apenas o primeiro momento. Todos os partidos já estão colocando suas pretensões e a nossa é colocar uma proposta para Roraima. Queremos conversar com o povo de Boa Vista para depois decidirmos que será nosso representante na eleição. Essa é uma oportunidade muito importante”, afirmou Haroldo.

PSD Mulher – No evento dessa quinta, a tribuna se voltou também para defender a presença das mulheres nas candidaturas, principalmente a defesa da participação mais efetiva das mulheres nas decisões políticas do Estado. Ao empossar Geisla Gonçalves Ferreira na presidência regional do PSD Mulher, Haroldo disse que o encontro teve também um significado importante.

– Eu entendo que no dia em que houver equilíbrio entre homens e mulheres na política, o mundo será melhor para todos. Eu faço um apelo aos homens que fazem política, aos deputados e senadores, para que pensem em ajudar as mulheres a entrarem em massa das discussões partidárias. 

O deputado disse que parte do princípio que as mulheres querem ter igualdade com os homens. “E se querem igualdade, tem que ter engajamento, tem que participar mais das decisões políticas do País através dos partidos”. E conclui: “Portanto, o maior objetivo do PSD nesse encontro é fortalecer a presença da mulher no nosso partido e na política estadual”.

Já empossada, a presidente estadual, Geisla Ferreira, destacou o valor da atuação feminina na política e na conquista de seus direitos. Para ela, é preciso buscar uma nova política para Roraima, com honestidade e respeito aos cidadãos. “Vamos trabalhar para fazer diferença na política de Roraima.”, disse Geisla.