Política

Paciente presta esclarecimentos sobre cirurgia de buco-maxilo

Testemunha afirmou que foi informada pelos médicos sobre a necessidade da cirurgia, mas não tem conhecimento preciso sobre o diagnóstico

A artesã Ronise Maria Melo foi ouvida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde nesta terça-feira (11), para prestar esclarecimentos que ajudarão os parlamentares a investigar possíveis irregularidades na realização de cirurgias de buco-maxilo, na rede estadual de saúde.

A mulher, na condição de testemunha, participou da oitiva de maneira remota, pois atualmente mora em Parnamirim (RN) para cuidar da saúde do filho.

Questionada pelo relator da CPI, deputado Jorge Everton (MDB), sobre o diagnóstico, Ronise não soube responder porque na época o cirurgião dentista responsável por atendê-la não explicou o motivo para a cirurgia.

“Precisei e no Hospital Coronel Mota não dão o que os médicos pedem, só sei dizer que é problema no maxilar, hoje eu abro a boca porque faço exercícios pela internet”, relatou.

Ela contou que até agora sente dificuldades em movimentar esta parte do corpo, sente dores e dificuldades em mastigar. Os exercícios virtuais auxiliaram no desenvolvimento do maxilo, mas ela ainda tem esperança de fazer a cirurgia.

Ainda de acordo com deputado Jorge Everton, o processo da cirurgia de Ronise foi deferido pela Justiça em 24 de junho deste ano, mas a paciente disse não ter conhecimento da decisão. “Através de exercícios pela internet ela conseguiu voltar a abrir a boca, isso é estranho, suspeito, porque se ela precisava de procedimento cirúrgico era algo grave”, declarou o deputado Jorge Everton, ao afirmar que tudo será investigado.

De acordo o presidente da CPI, deputado Coronel Chagas (PRTB), outros profissionais serão ouvidos ao longo da semana. “Ouviremos os restantes dos buco-maxilos que estão sendo acusados de eventuais irregularidades”.

Os parlamentares participantes da oitiva foram Coronel Chagas (PRTB), Nilton Sindpol (Patri), Jorge Everton, Lenir Rodrigues (Cidadania), Evangelista Siqueira (PT) e Renato Silva (Republicanos) por videoconferência. Mais duas testemunhas serão ouvidas pela CPI da Saúde nesta quarta-feira (12), com transmissão pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais (@assembleiarr).