Política

Parceria facilitará comunicação eletrônica entre TJRR e Detran

As duas entidades assinaram termo de cooperação técnica que ajudará no envio de documento de forma rápida e segura

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) assinaram essa semana um termo de cooperação técnica que permite a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do  Justiça Estadual para otimizar a comunicação oficial institucional e despesas operacionais de remessa física de documentos.

A medida já está em funcionamento e vai facilitar o trabalhos dos dois órgãos, uma vez que o SEI possibilitará que todo e qualquer tipo de documento seja transmitido entre as instituições, validados por assinaturas eletrônicas.

O desembargador Mozarildo Cavalcanti, presidente do TJ, avalia que a parceria ajudará na eliminação dos resíduos produzidos pelo judiciário, como papel e insumos de impressão, tornando os processos entre as instituições mais céleres. 

“O Detran agora tendo acesso ao SEI, toda a comunicação entre as instituições se tornará mais ágil e o tempo de respostas às demandas da sociedade que tramitam entre os órgãos será menor”, disse.

Para a execução da parceria, o Tribunal além de disponibilizar o sistema para o acesso dos servidores do Detran, ainda promoverá treinamento dos servidores do departamento para a correta utilização do sistema.

O diretor-presidente do Detran, Igo Brasil, disse que na PRF (Polícia Rodoviária Federal) teve a experiência de atuar com a utilização do SEI e que era uma das necessidades levantadas para a gestão do Departamento Estadual ter acesso a esse sistema também. 

“Desde que assumimos, elencamos o acesso ao SEI como uma das medidas prioritárias, pois sabemos dos benefícios que vai gerar, sobretudo sobre o volume de processos que tramita hoje na instituição”, declarou.

*INFORMAÇÕES: NUCRI TJRR.