Política

Parlamentares de RR falam sobre polêmica entre Bolsonaro e Moro

Confira os depoimentos

A exoneração do diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, as declarações do agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro e posteriormente a coletiva dada pelo presidente Jair Bolsonaro(Sem Partido), repercutiram durante todo o dia de ontem(24) e continua repercutindo entre autoridades, parlamentares, grupos de whats e outras redes socais.

O Twitter por exemplo amanheceu repleto manifestações contra e a favor do presidente da república e de seu ex-ministro.  Para os parlamentares de Roraima a situação é lamentável e preocupante, principalmente no momento atual que o país estar vivendo por conta da pandemia causada pelo Corona Vírus e para o combate a corrupção.

 Apenas a Deputada Sheridan Oliveira(PSDB) cobrou uma investigação baseada nas denúncias do ex- ministro. Já os senadores Telmário Mota(PROS)  e Chico Rodrigues (DEM) fizeram duras críticas a atuação e ao comportamento do ex-ministro Sergio Moro .Os demais parlamentares limitaram-se apenas, a lamentar a saída de Sergio Moro e não criticar o presidente Jair Bolsonaro(Sem Partido). Veja o que cada parlamentar disse: 

SENADORES


TELMÁRIO

O senador Telmário Mota (PROS) criticou a atitude do ex-ministro Sérgio Moro e disse que ele não atendeu a expectativa do presidente Jair Bolsonaro.

“Ele fez uma condução muito convencional, acho que o presidente queria um ministro mais projetado e atuante. Sérgio Moro conduziu o ministério de forma muito passiva, e isso foi o maior desencontro entre eles” disse.

CHICO RODRIGUES

 Para o senador Chico Rodrigues (DEM/RR) a atual desavença entre o presidente Bolsonaro e o ex ministro Sérgio Moro era previsível, porém ao invés de sair do governo respeitando e agradecendo a sua nomeação o ministro foi infeliz e saiu com um grau de desgaste razoável, prestando um desserviço ao Brasil. 

“Nós estamos vivendo uma intensa crise institucional, e desde o início da campanha do presidente Bolsonaro havia conspiração contra ele para não assumir e ganhar a eleição , é tanto que levou uma facada durante o período eleitoral, ainda assim ganhou o governo com mais de 60 milhões de votos e continuaram atacando o presidente todos os dias. Ele no seu estilo de não silenciar, pelo contrário, responder todas as pressões contra ele, no meu entendimento, ele se excede muitas vezes, mas não é motivo para que haja uma conspiração contra o presidente. Aliás, isso é gravíssimo, mas com certeza não irá prosperar. Inclusive, uma autoridade de respeito como o ministro Sérgio Moro tinha absolutas virtudes, mas de uma impaciência em relação a convivência com o Bolsonaro, o que acredito ser próprio do ser humano quando se há uma grande convivência. Então se você não se dá por satisfeito, é simples, você se afasta. Quando um não quer, dois não brigam. Mas não foi o que aconteceu já que há algum tempo o relacionamento com Moro e Bolsonaro vem se acirrando. Mas levar informações, printar conversas de pessoas que lhe deram a mão é muito complicado. Não quero tirar o valor do ministro que tenho a simpatia, mas não acho essa uma boa conduta ” explicou.


MECIAS

Para o senador Mecias de Jesus (Republicanos) é  lamentável tudo que esta ocorrendo, principalmente nesse momento de crise que o Brasil vive. “ O país perde muito com a saída de Sergio Moro do comando do Ministério da Justiça, ele sempre foi uma referência de combate à corrupção. Torço pelo Brasil” afirmou.

DEPUTADOS FEDERAIS


SHÉRIDAN

A deputada Shéridan Oliveira (PSDB) disse lamentar a saída do ex-ministro Sérgio Moro do cargo, declarando que o gestor foi importante para o avanço de medidas de combate à corrupção, de enfrentamento à violência contra a mulher e fortalecimento da segurança pública.  Ela ainda ressaltou a deputada a necessidade de averiguação das denúncias apresentadas pelo ex-ministro.

Segundo a parlamentar, as informações que Moro traz de interferências na Polícia Federal são graves e precisam de uma explicação do presidente. “O combate à corrupção e a autonomia das instituições precisam continuar. Minha gratidão e reconhecimento ao trabalho irretocável que o Ministro Moro e sua equipe desenvolveram por Roraima e por todo o Brasil” ressaltou.

HIRAN

O deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) afirmou que acompanhou toda a movimentação desde o começo. “O Ministro Moro vinha fazendo um bom trabalho e tinha uma aprovação e tinha um trabalho exemplar no combate a corrupção e na Operação a Lavajato, de suma importância. Havia uma corrupção institucionalizada. Como ministro acho que ele fez um bom trabalho. Mas na gestão pública é impessoalidade e o presidente tem a prerrogativa de quando não está satisfeito com o trabalho de um ministro ou de  qualquer um servidor que faça parte do seu governo ele pode trocar por alguém que acredite fazer um trabalho melhor. O presidente é um homem sério e tem tentado que o Brasil melhore, ainda mais em um momento muito grave com o problema do coronavírus que assola a humanidade” reforçou.

NICOLETTI

O deputado Federal Nicoletti (PSL) disse ser um dia triste para o Brasil. “Com o pedido de demissão, perdemos, um grande ministro, Sergio Moro, que serviu ao país com ética e vigor, atuando nas três importantes vertentes que sempre nortearam o seu trabalho: o combate à corrupção, ao crime organizado e à criminalidade violenta. Juiz federal por 22 anos e com um currículo impecável, Moro atuou em diversos casos criminais relevantes ao longo de sua carreira. Desde 2014, se dedicou à Operação Lava Jato, maior ação de combate à corrupção da história do país que mudou os rumos da Política Brasileira para melhor. Como ministro, alcançou resultados expressivos com a redução dos índices de criminalidade a nível nacional. Pude conhecê-lo e trabalhar em conjunto com a sua gestão para implantar as melhorias necessárias e fortalecer como nunca as forças de segurança no país. Obrigado, Sérgio Moro, o Brasil agradece pelo trabalho de excelência realizado em prol da Justiça e da Segurança Pública Brasileira” disse.

OTACI

Para a Folha, o deputado Otaci Nascimento (SD)  criticou mudanças durante esse período crítico em que mundo inteiro estar passando por conta da Covid19  para o parlamentar, a saída de Sergio Moro ou de qualquer outro ministro não colabora com o bom andamento de uma pasta tão importante como é o Ministério da Justiça e Segurança pública. “Toda uma estrutura de trabalho acaba tendo que parar ou se readaptar para dar continuidade a uma dinâmica anterior. Mas o Brasil é maior que tudo isso, portanto espero que a nova indicação do Presidente tenha o compromisso de assegurar a autonomia e respeito da instituição e manter essa linha de trabalho nos mais diversos cargos”, disse. 

HAROLDO CATHEDRAL

 Já  o deputado Haroldo Cathedral (PSD) afirmou apenas que as mudanças de cargos na estrutura do Ministério da Justiça e na direção-geral da Polícia Federal são uma prerrogativa constitucional do Presidente da República.

“ O que esperamos é que o executivo federal mantenha suas ações focadas nos grande temas nacionais. Nosso desejo é que a Polícia federal continue com plena autonomia e independência para exercer suas principais atividades no combate ao crime organizado, à corrupção e ao enfrentamento do tráfico de drogas”