Política

Partido Liberal deverá ter candidaturas próprias em 6 municípios

Segundo o presidente do PL-RR, Édio Lopes, na Capital o partido não abre mão de participar da chapa majoritária para concorrer à prefeitura de Boa Vista

O Partido Liberal em Roraima (antigo Partido da República) deverá ter candidaturas próprias nos municípios nas próximas eleições. Até o momento, a sigla já definiu as disputas em pelo menos seis cidades do Estado.

A informação foi confirmada pelo presidente do Diretório Estadual da sigla, deputado federal Édio Lopes (PL), em entrevista ao programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha 100.3 FM. Na ocasião, o parlamentar afirmou que o partido está se preparando para disputa eleitoral do ano que vem em ao menos a metade dos municípios do interior e na Capital.

“No mês de setembro, até o fim do mês, nós deveremos anunciar filiações expressivas no nosso partido. O PL terá candidatura própria em Mucajaí, Amajari, Caracaraí, Bonfim e Normandia”, informou.

Em Amajari, a pré-candidatura mais firmada é com Gleyce Mota, esposa do ex-prefeito do município, Moacir Mota (PL), informou Édio. Já em Normandia, o prefeito Gute Brasil, deverá receber o apoio da sigla na sua reeleição. 

“Na Capital nós estamos nos preparando para sentar à mesa, de igual para igual, com as outras agremiações. O PL não deve ser diferente em Roraima do que no resto do Brasil. Nós somos a terceira maior bancada individual na Câmara dos Deputados, maior que partidos tradicionais. A diretoria nacional do PL já definiu que o partido participará da chapa majoritária. E nós vamos levar pra frente essa decisão”, completou.

O deputado informou ainda que é a favor da unificação das eleições a cada quatro anos. O parlamentar afirma que a realização do processo eleitoral a cada dois anos prejudica o andamento das atividades no país. 

“O Brasil praticamente para a cada eleição. A partir do dia 30 de junho até terminar o segundo turno, o Governo não paga mais convênio, não inicia mais obra. Depois vem o final de ano, quando as coisas não funcionam, e depois vem o Carnaval. Nós perdemos muito tempo, além do gasto e do desgaste de campanha”, declarou.

A justificativa de eleição a cada dois anos, segundo o parlamentar, já não se aplica mais à realidade atual. “Se dizia que a população não ia conseguir lembrar dos nomes dos políticos, mas antes o processo era bem diferente. Era no papel. Hoje em dia eu não vejo essa dificuldade”, completou.

VISITA – O deputado também informou que a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, terá uma programação com visita a três municípios do Estado.

“A ministra pessoalmente nos informou que sua visita se estende do dia 17 ao dia 19 de setembro, com agenda na Capital com a Prefeitura de Boa Vista e com o Governo do Estado”, disse Édio.

Em Mucajaí, a ministra deverá abordar a implantação do projeto “Espaço 4.0” do Ministério, que visa à capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho.

“Em Mucajaí ela estará dia 19 pela parte da manhã, onde teremos uma programação na área do seu ministério, com idosos e crianças. Na parte da tarde ela vai para Caracaraí”, finalizou o deputado. (P.C.)