Política

Partidos de Roraima discutem realização de convenções partidárias

Siglas vão deliberar sobre realização de ato de forma virtual, porém, ressaltam que é preciso garantir segurança dos eleitores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que as convenções partidárias agora poderão ser realizadas de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus. Em Roraima, os representantes dos partidos afirmam que ainda devem analisar quais as ações que serão adotadas, porém, frisaram que a saúde dos eleitores é a preocupação principal.

O deputado federal Hiran Gonçalves, presidente do Progressistas em Roraima, informou que a decisão do TSE é com base em um questionamento feito pelo parlamentar em relação à realização das convenções remotamente e que depois de aprovado, será criado um grupo de trabalho do Tribunal para acompanhar os dados epidemiológicos da pandemia. 

“Será preciso avaliar em cada Estado, como está ocorrendo a transmissão viral. Tem cidades com quatro, cinco casos e tem municípios que estão infestados. O grupo de trabalho vai analisar se vai ser recomendado, se vai fazer em alguns municípios e em outros não. No decorrer deste mês, nós vamos saber como vai ser o modelo”, explicou. “Quem é político gosta de abraçar as pessoas, gosta de ter o contato. Mas, a gente tem que primeiro pensar na proteção e na saúde dos outros”, declarou Gonçalves.

REPUBLICANOS

No caso do Republicanos, a intuição é observar a evolução do covid-19 em Roraima pelo menos até o final de julho, data em que as convenções partidárias poderão começar a ser realizadas segundo o calendário eleitoral.

“Vamos avaliar se é possível fazer convenção presencial ou online. O fato que já está decidido é que se ainda tivermos com medidas de isolamento social, a convenção será online. Temos que ter a garantia da segurança da população”, explica Marcos Jorge, presidente do Republicanos em Roraima.

PSDB

O presidente  estadual do PSDB/RR, Shérisson Oliveira, explica que a executiva do partido em Roraima compartilha com a iniciativa de mais democracia digital e que a sigla já está realizando todos os procedimentos necessários para assegurar a plena realização do processo democrático das eleições municipais deste ano.

“Até o início do prazo, o PSDB já terá pronto todo o suporte e plataforma tecnológicos, assim como jurídico, para implantar esta inovação. Em consonância com as regras definidas pela Justiça Eleitoral, serão utilizados instrumentos para aferir a presença e o resultado das votações.

A sigla pretende intensificar ainda mais o uso de instrumentos de participação digital, fortalecendo os processos de consulta junto aos filiados e, desta maneira, ampliar a democracia interna”, afirma Shérisson.

PSL

O presidente do PSL em Roraima, deputado federal Nicoletti (PSL) ressaltou que é preciso acompanhar a evolução da doença no Estado, antes de definir qualquer ato. “Não temos nada definido ainda. Precisamos aguardar o mês de julho para ver se será liberado aglomerações ou não”, informou Nicoletti.

Rede Sustentabilidade

O professor Marcos Braga, porta-voz do Rede Sustentabilidade em Roraima afirma que a executiva estadual será convocada para deliberar como serão as convenções municipais e formar o diretório. “Nesse primeiro momento a gente ainda não tem uma data definida e nem uma metodologia diante deste cenário. Sabemos que o calendário continua”, ressaltou. 

PSOL

O presidente do PSOL em Roraima, Luís Oca, afirma que a realização de ato online precisa primeiro ser discutida com os membros do partido. “Nós mal recebemos essa notícia e não teríamos  por agora nada definido, na verdade vamos ter que sentar com as nossas lideranças para definirmos o que faremos, pois é uma idéia um tanto que maluca já que não existe nada formatado como modelo a seguir. É um fato novo que devemos saber como encarar, não se preocupe que teremos o compromisso de repassar as nossas decisões”, declarou.

PSD

Em nota, a representação do PSD em Boa Vista informou que está avaliando qual o modelo de convenção virtual será adotado e informou que ainda não há data definida para realização de um ato partidário.

PTB

A Assessoria de Comunicação do deputado Jeferson Alves (PTB), presidente do PTB em Roraima, informou que ainda não definiu data do ato partidário e nem de que forma ocorrerá a convenção do partido.