Política

Planalto cancela visita de ministro Onyx Lorenzoni

A presença do chefe da Casa Civil no Estado foi suspensa; foi anunciada, no entanto, uma visita a Manaus e Belém de uma comitiva de ministros 

A visita a Roraima do ministro Onyx Lorenzoni estava prevista para acontecer na quinta-feira, 29, depois de anúncio do próprio chefe da Casa Civil. No entanto, a vinda ao Estado foi adiada, com previsão de que acontecesse na próxima semana. Já agora, não há mais previsão da vinda de Lorenzoni a Roraima. 

É que na próxima semana o ministro-chefe da Casa Civil vai coordenar uma comitiva composta por nove ministros durante visita a Belém (PA) e Manaus (AM). A perspectiva é que os ministros se encontrem com governadores da região amazônica para dar continuidade às tratativas feitas com os gestores em Brasília, em função dos índices de queimada na região. 

Além de Lorenzoni, a comissão deve ser composta pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência (SG), major Jorge Oliveira; o ministro-chefe da Secretaria de Governo (SEGOV), Luiz Eduardo Ramos; ministro da Defesa (MD), Fernando Azevedo; ministra da Agricultura (MAPA), Tereza Cristina; ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles; ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves; ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque; e representantes do Ibama, Funai e Incra.

Vale ressaltar que a visita dos ministros foi uma determinação do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), porém, até o momento, não houve nenhuma perspectiva de que a ida da comitiva se estenda também a Roraima.

A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Casa Civil para saber se a comitiva interministerial pretende vir a Roraima, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria. A reportagem também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Operação Acolhida, já que a visita de Lorenzoni previa a verificação das atividades voltadas ao atendimento de refugiados venezuelanos no Estado. Em resposta, a comunicação da Força-Tarefa Logística Humanitária, responsável pelas atividades da Operação Acolhida em Roraima, informou apenas que a visita “foi cancelada” e que “não há previsão” para uma nova vinda.

VISITA – A vinda ao Estado foi anunciada pelo próprio ministro em entrevista à imprensa nacional, na semana passada. Questionado sobre os índices de desmatamento na Amazônia, Lorenzoni informou que teria uma agenda mais importante na região norte do país, no caso, vir a Roraima “para fazer visita e conferir as atividades da Operação Acolhida, que atende refugiados venezuelanos”. (P.C.)