Política

Por 18 votos, Jalser Renier tem mandato cassado

Suplente do parlamentar, o ex-deputado George Melo, estava na sessão e deve assumir o cargo

Os deputados estaduais cassaram, por 18 votos, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (28). Dezenove parlamentares estavam na reunião – Aurelina Medeiros (Podemos) e Marcelo Cabral (sem partido) participaram de forma online.

O suplente do parlamentar, o ex-deputado George Melo, estava na sessão e deve assumir o cargo declarado vago por Jânio Xingu (PSB), primeiro-vice-presidente da Casa, que presidiu a sessão.

O relator do pedido de cassação, deputado Jorge Everton (sem partido), informou que o parecer é de conhecimento público, estava publicado no Diário Oficial e pediu a dispensa da leitura do relatório. “Voto pela perda do mandato por conduta incompatível ao decoro parlamentar. Peço aos deputados que acompanhem o voto pois é clamor social”.

Xingu facultou a palavra a Jalser ou seu representante legal, mas ele não compareceu à sessão.

O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) pediu o registro das intimações e juntada dos documentos ao processo. Por sua vez, Jeferson Alves (PTB) pediu o voto aberto e foi atendido.

Votação

Votaram a favor da cassação os deputados Ângela Águida Portela (Progressistas), Aurelina Medeiros, Betânia Almeida (PV), Catarina Guerra (Solidariedade), Chico Mozart (Cidadania), Coronel Chagas (PRTB), Éder Lourinho (PTC), Evangelista Siqueira (PT), Gabriel Picanço (Republicanos), Jeferson Alves, Jorge Everton (sem partido), Marcelo Cabral, Neto Loureiro (PMB), Nilton do Sindpol (Patriota), Renato Silva (Pros), Soldado Sampaio (PCdoB), Yonny Pedroso (Solidariedade) e Tayla Peres (PRTB).

Jânio Xingu se absteve de votar na sessão. “Quando iniciei o mandato disse que nunca cassaria um colega. Por isso me abstenho de votar”.

Os deputados estaduais Dhiego Coelho (PTC), Jalser Renier (Solidariedade), Lenir Rodrigues (Cidadania), Odilon Filho (Patriota) e Renan Filho (Republicanos) não marcaram presença na sessão.

“Sempre acreditei nos meus colegas. Na justiça dos homens e na justiça divina. Estamos cassando o mandato de um deputado eleito, mas sabemos que ele usou o poder para se proteger. Gostaria que o senhor estivesse presente. Todos os roraimenses sabem quem é Jalser e não temos condições de conviver com isso. Estamos fazendo nossa parte”, concluiu Sampaio

VEJA VÍDEO: