Política

Prefeita palestra sobre o uso de energia solar na Espanha

Evento ocorre em Madri e reúne representantes de quase 200 países

A prefeita Teresa Surita participou na manhã desta sexta-feira, 6, do painel Mulheres Prefeitas da Amazônia, na Conferência da ONU sobre o Clima (COP 25) que ocorre até o próximo dia 13, em Madri, na Espanha. Teresa foi uma das três convidadas do Instituto Alziras, ao lado das prefeitas Fernanda Hassem, de Brasiléia (AC) e Rosaria Chaves (Prof. Rosinha), de Cururupu (MA).

A prefeita participou do painel que teve o objetivo de discutir barreiras comuns e trocar soluções inovadoras para impulsionar a ação climática em nível subnacional, ressaltando a importância das mulheres para moldar um futuro mais saudável, sustentável e inclusivo.

Teresa falou sobre os desafios enfrentados por Boa Vista e pelo estado, principalmente, na questão energética. “A energia de Roraima hoje vem da Venezuela, de um país em crise. É muito complexo até compreender essa situação, pois Roraima é o único estado brasileiro que não está ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o Linhão de Tucuruí”, disse.

A prefeita falou sobre as limitações de decisão sobre o tema em função do cargo, mas que dentro da realidade do município, pensou no que poderia ser feito como alternativa para o problema e ainda melhorar a questão do clima e os impactos ao meio ambiente.

“Convivemos com apagões. Tem dias que a energia cai seis vezes, por isso decidimos trabalhar com energia solar. Boa Vista tem saído na frente em muitos aspectos e eu me orgulho em dizer que esse é um deles.”, completou.

Boa Vista investe em energia solar desde 2016, abastecendo vários prédios públicos: Prefeitura, Mercado São Francisco, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Terminal Luiz Canuto Chaves, abrigos de ônibus e até uma comunidade indígena – a Darora.

Com a iniciativa, a prefeitura deixou de lançar 741.627 kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera e gerou uma economia de R$ 771.123,23 na tarifa de energia. Atualmente, uma usina de energia solar está sendo construída no Teatro Municipal, com capacidade para abastecer todo o prédio. A prefeitura já tem um projeto para a construção de uma outra usina com potência para gerar energia para os demais prédios públicos do município.

COP 25 – É a Conferência sobre Mudança Climática, uma das mais importantes para as Nações Unidas. Reúne líderes mundiais que selam seus compromissos e acordos nessa área. Nesta edição, o objetivo é ampliar a ambição dos países para alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Publicidade