Política

Presidente da ALE apresenta demandas à comitiva de Deputados

Durante visita de uma comitiva de deputados federais a Roraima, liderada por Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), apresentou demandas de Roraima, como o enquadramento de servidores do Ex-Território Federal de Roraima, conforme Emenda Constitucional nº 98.

A Comissão dos Ex-Territórios Federais (CEEXT) recebeu, somente de Roraima, 14.477 pedidos de inclusão na folha de pagamento da União. Desse total, 7.886 foram julgados até o momento.

De acordo com a prestação de contas da CEEXT, até o final do ano passado, 786 servidores de Roraima haviam sido contemplados. “Eu espero que se você for presidente [da Câmara], que dê uma atenção especial para isso. Isso é importante para o nosso Estado, influencia diretamente na nossa economia”, frisou Jalser Renier.  

Ele pediu que a Câmara acelere o tempo de resposta dado atualmente aos servidores de Roraima. “Peço que Roraima receba a mesma atenção que está sendo dada ao Amapá e a Rondônia. E a gente tem certeza que na sua gestão, as visões serão diferentes”. 

Em entrevista coletiva à imprensa, Arthur Lira disse que vai trabalhar para ajudar no desenvolvimento do Estado. “Roraima é um estado novo, que precisa da ajuda do Governo Federal para destravar algumas pautas. Nesta visita, pude perceber como os parlamentares do Estado são unidos e querem o melhor para o Estado”, salientou. 

A Emenda Constitucional nº 98 transfere para a administração pública federal os servidores públicos dos ex-territórios de Roraima e Amapá. Serão beneficiadas as pessoas que tiveram qualquer tipo de vínculo trabalhista com os ex-territórios entre outubro de 1988 (data de criação dos dois estados) e outubro de 1993.