Política

Procuradora afirma que MPRR foca no combate à corrupção

A procuradora-geral do Ministério Público de Roraima, Janaína Carneiro, ressaltou da importância da participação do ministro Sérgio Moro no 1º Congresso Estadual do MP e das suas ações no combate à corrupção, além das atividades em prol do aniversário de 28 anos da instituição.

Em coletiva de imprensa durante o evento, na tarde de quinta-feira, 13, a procuradora ressaltou que o MP em Roraima continua mantendo o foco no combate à corrupção, porém ainda necessita esperar pelo trâmite das ações.

“Nós estamos no trabalho de investigação contínuo em todo o Estado, municípios inclusive. Ajuizamos várias ações, mas estamos aguardando da Justiça a resposta a elas”, declarou.

Além disso, a procuradora reforçou que o MPRR continuará atuando nas áreas de combate à violência urbana, a violência doméstica contra crianças e mulheres e o enfrentamento à crise migratória no Estado, ressaltando que a política pública deve ser voltada a todos que estão no país.

“O Ministério Público atua na defesa de todos, independente de gênero, de origem, de classe. Esta semana nós chegamos a intermediar aquela crise que se instalou. O enfrentamento que tem ocorrendo ali na fronteira é uma articulação entre os três entes da federação e todos os órgãos de fiscalização, principalmente envolvendo também o cidadão”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO – O Congresso Estadual do Ministério Público continua nesta sexta-feira, 14, no Teatro Municipal. O evento terá as palestras: “Atuação do Ministério Público na migração em massa no estado de Roraima”, pelo procurador de Justiça do MPRR, Edson Damas; “Ministério Público e o enfrentamento da violência urbana”, pelo promotor de Justiça do Distrito Federal, Antônio Suxberger; “A corrupção como algoz dos direitos fundamentais”, pelo professor e membro do MP do Rio de Janeiro, Emerson Garcia; “A paixão no banco dos réus”, pela procuradora de Justiça aposentada de São Paulo, Luiza Nagib Eluf; e uma palestra de encerramento com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

O segundo dia de eventos é voltado para os operadores do Direito, estudantes, servidores públicos e a comunidade em geral. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 para estudantes, podendo ser adquiridos online. Outras informações podem ser acessadas através do site. (P.C.)