Programa Morar Melhor chega a marca de mil moradores beneficiados - Folha de Boa Vista
INCENTIVO PARA MORADIA
Programa Morar Melhor chega a marca de mil moradores beneficiados
Por Cyneida Correia
Em 07/03/2022 às 17:30

O programa Morar Melhor, implantado pelo governo de Roraima, chegou aos três meses de efetivação atingindo a marca de 1000 casas reformadas ou em processo de execução, na primeira etapa.

Mais de 5 mil famílias estão cadastradas e 2,5 mil pré-selecionadas, e cada uma dessas residências contempladas, recebeu pequenas reformas no valor de R$6 mil, melhorando a qualidade de vida de seus moradores e valorizando esses imóveis. 

Após essa etapa, a Codesaima está avaliando a qualidade das obras e da satisfação dos moradores.

 “O programa é um sucesso e está melhorando a vida das pessoas, que estão recebendo melhorias em seus imóveis. A segunda fase terá novidades e mais famílias contempladas”, destacou o governador Antonio Denarium.

A previsão é que na segunda fase o investimento chegue a R$ 10 milhões.

 “Outra novidade da nova etapa é a construção dos ‘Embriões’ que são módulos de alvenaria substituindo casas precárias de madeira ou submoradias. Algumas construções desse tipo já foram feitas, mas agora será mais uma categoria do programa”, explicou o diretor de Habitação da Codesaima, Rodrigo Ávila.


Como funciona o programa

O programa funciona em etapas: uma equipe de técnicos e agentes sociais fazem o primeiro contato com os moradores; o cadastro é feito e passa pelo sistema que estabelece as prioridades; a equipe técnica de engenheiros avalia a condição da moradia; em acordo com a família é definida a obra prioritária, que é encaminha para a construtora.

As reformas são feitas por empresas credenciadas. O objetivo do programa é contratar o maior número possível de construtoras para dinamizar o andamento das obras, atendendo mais famílias em diferentes bairros de Boa Vista simultaneamente.

“Telhados, banheiros, instalações hidrossanitários, instalações elétricas, assentamento de cerâmicas, obras de acessibilidade e até substituição de casas de madeira por alvenaria, são feitas atendendo a necessidade dos beneficiários”, destacou Ávila.

Incentivo a empresas locais

Atualmente 30 empresas participam do Morar Melhor.  Uma equipe de 6 engenheiros e arquitetos integra o programa, que conta também com a experiência do próprio diretor, que é profissional da área e presidente do CAU- RR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima).

O objetivo é que as empresas menores que muitas vezes não têm acesso a grandes obras possam ser credenciadas para executar o projeto. 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!