Política

Progressistas confirmam pré-candidatura de Gerlane Baccarin 

#SEM TEMPO? Confira o resumo da matéria

”  Em entrevista à Rádio Folha 100.3 FM, a coordenadora do Mulheres Progressistas em Roraima, Gerlane Baccarin, afirma que sigla tem priorizado o aumento da participação feminina no cenário político de Roraima, e confirmou novamente a sua pré-candidatura nas eleições municipais de 2020  “

O Partido Progressistas confirmou o nome de Gerlane Baccarin como pré-candidata à Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nas eleições de outubro deste ano. A informação é que a sigla também deverá ter ao menos oito candidaturas femininas no pleito eleitoral de 2020.

A informação foi prestada pela coordenadora do Mulheres Progressistas em Roraima, Gerlane Baccarin, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM no domingo, 05. Sobre ser uma das alternativas no próximo pleito eleitoral, ela confirmou mais uma vez que se considera pré-candidata à Prefeitura de Boa Vista.

“Estou com 100% de convicção, a não ser que seja uma decisão do meu partido ou eu não passe nas convenções. Mas no que depender de mim, estou muito decidida. Tenho essa vontade de fazer algo a mais pelo Estado”, afirmou.

Gerlane afirma ainda que decidiu pela disputa por entender que é necessário que a população de Boa Vista tenha opções na hora das eleições, além de acreditar na necessidade de renovação. “Temos que trabalhar envolvendo a população, de um trabalho mais participativo. A gestão municipal tem que ter contato direto, tem que estar no bairro. Precisamos ajudar mais aqueles que mais precisam, que estão nas áreas mais afastadas do centro”, finalizou.

MULHERES NA POLÍTICA – Na ocasião, a coordenadora informou também que há mais de três anos vem trabalhando para trazer a representação de mulheres no setor político.

“Os países mais desenvolvidos do mundo têm uma participação mais equilibrada de mulheres e o Brasil figura na 167ª posição de participação de mulheres no cenário político. Hoje, 15% da Câmara é composta por mulheres e isso é triste para a gente”, afirmou. “O Progressistas está aberto para as mulheres interessadas em entrarem e se envolverem cada vez mais”, completa. 

Conforme Baccarin, o trabalho desenvolvido pela sigla já demonstrou resultado, com aumento da participação de pré-candidatas. “Para nossa grata satisfação, muitas mulheres têm procurado nosso partido. Elas têm mostrado a vontade de concorrer nesse próximo pleito e hoje nós temos cerca de sete a oito nomes que têm interesse real em concorrer, em participar e buscar uma vaga”, completou.

Quanto aos nomes das participantes, a coordenadora afirmou que prefere manter as informações em sigilo, por saber que muitos partidos tendem a se aproximar das mulheres antes do pleito por conta da cota eleitoral.

“No momento vamos manter os nomes em sigilo porque sabemos que a briga por mulheres no partido é grande. Algumas já estão filiadas e outras em fase de filiação, mas hoje nós temos esses nomes e são nomes fortes. Não dá para ser político a qualquer preço. Tem que ter compromisso, seriedade e esses critérios nós exigimos para as pessoas caminhem conosco”, acrescentou.

Também presente no programa Agenda da Semana, o presidente do Progressistas em Roraima, deputado federal Hiran Gonçalves, completou que a sigla terá atuação nos municípios de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Caracaraí e Uiramutã. “Estamos tentando construir com candidatos de outros partidos nos demais municípios. Esperamos juntar forças para fazer administrações”, complementou. (P.C.)