Política

Quase todos os prefeitos de Roraima são pré-candidatos à reeleição

Diferente dos secretários de Estado, os gestores não precisam pedir afastamento do cargo

A maioria dos prefeitos eleitos em Roraima deverá concorrer à reeleição no ano de 2020. Diferente dos secretários de Estado, os gestores não precisam pedir afastamento do cargo. Somente se forem concorrer à uma vaga diferente daquela pela qual foi eleito.

Confira os prefeitos que são pré-candidatos em Roraima:

ALTO ALEGRE

O prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique (PSD), informou à Folha que será pré-candidato à reeleição. O gestor diz que tomou a decisão após analisar o trabalho executado nos últimos três anos e meio. “Encontramos o município em situação de total abandono. Hoje, mesmo com as dificuldades que existem, Alto Alegre vive uma nova realidade”, declarou.

BOA VISTA

A prefeita Teresa Surita (MDB) já anunciou que não será candidata à reeleição para Boa Vista. Já o vice-prefeito, Arthur Henrique, anunciou a descompatibilização do cargo para disputar o próximo pleito eleitoral. 

BONFIM

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos) confirmou que é pré-candidato à reeleição. O gestor afirma que a expectativa é de continuar o trabalho de desenvolvimento do município. “Tivemos muitas obras em todas as localidades e também muitas conquistas para saúde, educação, agricultura e infraestrutura do município Temos muito ainda que avançar”.

CARACARAÍ

A prefeita Socorro Guerra (Pros) informou que será pré-candidata à reeleição. Porém, ressaltou que deverá mudar quem vai concorrer ao seu lado enquanto vice. 

CAROEBE

O prefeito de Caroebe, Argilson Martins (SD) confirmou que é pré-candidato à reeleição. Caso reeleito, o gestor afirma que deverá focar no escoamento da produção do homem do campo. “Melhorar o transporte escolar, valorização dos servidores e melhorando a saúde do município”, afirmou.

IRACEMA

O prefeito de Iracema, Jairo André (MDB) explica que é pré-candidato à reeleição. Porém, haverá mudança na chapa composta pelo atual gestor. O pré-candidato à vice será o presidente da Câmara de Iracema, o vereador Kyko (Solidariedade). “Meu foco será na recuperação de vicinais, pontes e recapeamento. São as minhas três metas, caso for reeleito”, disse.

MUCAJAÍ

A prefeita Nega (PL) afirmou que é pré-candidata à reeleição em Mucajaí, mas ressaltou que a disputa deverá mudar com relação ao ano passado. Quem deverá acompanhará a gestora na disputa, enquanto vice-prefeito, é o vereador Kekeu (Solidariedade). O foco em caso de reeleição é o ensino. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a educação no município, do nível fundamental ao nível superior”, reforçou.

NORMANDIA

O prefeito de Normandia, Gute Brasil (PL), informou que ainda não definiu se será pré-candidato ou não no próximo pleito eleitoral. “Estou avaliando e conversando com o presidente da Câmara, vereador Júnior Brasil, que é pré-candidato para tomarmos uma decisão juntos”.

RORAINÓPOLIS

O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira (SD), informou que é pré-candidato à reeleição. Porém, afirmou que ainda não definiu quem será seu vice. A decisão será divulgada somente após a convenção, que acontece em agosto. Caso permaneça no cargo, o prefeito afirma que continuará focado na melhoria da infraestrutura do município. “Queremos trabalhar a recuperação de vicinais e investir na agricultura familiar”.

SÃO LUIZ

O prefeito James Batista (MDB) afirmou que é pré-candidato à reeleição. Com relação à possíveis mudanças na chapa, o atual gestor afirmou que ainda não foi definido. “Definiremos mais à frente”, relatou Batista. Sobre um possível novo mandato, o gestor acrescentou que o foco deverá ser no incentivo às ações sociais.

UIRAMUTÃ

O prefeito de Uiramutã, Manuel Araújo (PP) informou que é pré-candidato à reeleição. “Estamos trabalhando para que tudo dê certo e para que a gente tenha sucesso novamente”, afirmou.

DEMAIS MUNICÍPIOS – A Folha entrou em contato com os demais prefeitos do interior do Estado para garantir aqueles que já haviam definido sua pré-candidatura, porém, não obteve retorno de alguns gestores até o fechamento da matéria. 

Vale ressaltar, no entanto, que o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (Republicanos) já teve a sua pré-candidatura confirmada à reportagem desde agosto do ano passado. O prefeito Carlos Barbudo também já havia anunciado à Folha que era pré-candidato à reeleição, em janeiro deste ano. A prefeita de Amajari, Vera Lúcia (PSC)  também já confirmou que é pré-candidata à reeleição. Já o prefeito de São João da Baliza, Marcelo Jorge (Republicanos), está concluindo o seu segundo mandato, portanto, não será candidato à reeleição. (P.C.)