Política

Quatro deputados de Roraima compõem a diretoria do Parlamento Amazônico

Durante a reunião, foram debatidos temas como a crise energética, migração, meio ambiente e emenda parlamentar impositiva

A diretoria do Parlamento Amazônico escolhida este ano conta com quatro deputados estaduais de Roraima. São eles: Gabriel Picanço (Republicanos), Lenir Rodrigues (Cidadania), Tayla Peres (PRTB) e Evangelista Siqueira (PT).

Os parlamentares foram eleitos nessa quarta-feira, 24, durante a 24ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que é realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, até a próxima sexta-feira, 26.

Lenir Rodrigues foi eleita secretária-geral, Tayla Peres primeira-secretária, Evangelista Siqueira secretário de Direitos Humanos e Gabriel Picanço ficou como membro do Conselho Fiscal para o biênio 2022-2023.

Durante a reunião que escolheu os novos integrantes do Parlamento Amazônico, foram debatidos temas comuns entre os estados, como a crise energética e migratória, meio ambiente, regularização fundiária e emenda parlamentar impositiva.

Debates

De acordo com Picanço, o problema energético de Roraima é o mesmo enfrentado no Amazonas, Rondônia, Amapá e Tocantins. “A empresa que opera em nosso Estado é a mesma que comprou a concessão nesses outros e vamos lutar para que essa empresa seja responsabilizada pelo péssimo serviço prestado à nossa população”, disse o deputado,ao citar a crise migratória que Roraima enfrenta nos últimos anos e cobrar do governo federal políticas de interiorização mais eficientes.

Como secretária-geral, Lenir afirma que vai intensificar as discussões que envolvem sustentabilidade, desmatamento, energia e regularização fundiária. “Tenho bastante experiência no Parlamento Amazônico e estou à disposição para fazer um grande trabalho na Amazônia Legal”, ponderou.

Evangelista Siqueira já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). “Quando nós discutimos juntos e buscamos algumas alternativas de resolução, avançamos nas nossas demandas e quem ganha com isso é a população”, garantiu. Ele reforçou que os governos precisam efetivar a execução das emendas parlamentares, que são gargalos em todos os parlamentos.

A deputada Tayla Peres tem acompanhado as discussões emblemáticas de Roraima e reconhece a importância da união dos estados. “Com essa troca de experiência, podemos levar para o nosso Estado muitas soluções, principalmente da energia”, disse.