Política

Questão energética volta ser discutida em audiência pública

População cobrou esclarecimentos sobre as tarifas de energia, diferenças entre cobrança nas zonas urbanas e rurais e formato ‘confuso’ da conta

A questão energética em Roraima foi novamente alvo de audiência pública, desta vez na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), na manhã desta quarta-feira, 29. 

A ação contou com a participação da população em geral, de comerciantes da Capital e representantes da Roraima Energia, além dos vereadores, representantes da Prefeitura de Boa Vista, Procon Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima.

Na ocasião, a população cobrou esclarecimentos sobre as tarifas de energia, diferenças entre cobrança nas zonas urbanas e rurais, além de questionar o formato atual da conta de energia que, segundo os presentes, “tem uma leitura confusa e dificulta o entendimento dos menos esclarecidos”.

O vereador Zélio Mota (PSD), autor da iniciativa na Câmara, informou que convocou a audiência pública justamente para que a população pudesse entender a problemática, saber os fundamentos dos cálculos da tarifa de energia elétrica e de geração. 

O parlamentar municipal ressaltou ainda que após os debates será feito um relatório assinado por todos os vereadores da Casa, onde serão encaminhadas as demandas da população para os representantes do Estado em Brasília, com o intuito de cobrar do Governo Federal uma resolução. 

“Temos que discutir de forma aberta e a sociedade precisa ter todas essas informações para poder fazer parte dessa discussão, para poder formar a sua opinião e entender o processo, além de tirar esse sentimento de insegurança da população. A partir dessa audiência, a Câmara Municipal vai poder cobrar cada um daqueles que são responsáveis pela resolução do problema”, afirmou Mota.

Roraima Energia afirma que se prepara para verão de Roraima

O diretor técnico da Roraima Energia, Rodrigo Moreira, reforçou novamente que a solução para o problema é a interligação ao sistema nacional de energia, além de entender a necessidade de reavaliar as tarifas de energia elétrica junto à Agência de Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além disso, o diretor informou que a empresa está trazendo mais unidades geradoras para garantir uma melhor rotina de manutenção dos equipamentos e se prevenir para o período de calor no Estado, que exige mais dos aparelhos refrigeradores.

“As máquinas já estão em Manaus, no desembaraço da alfândega. Assim que liberar, acredito que na semana que vem, já se consiga a liberação para voltar a transitar para Boa Vista e ser instaladas”, explicou.

O diretor técnico completou que a ação visa evitar qualquer corte de carga futuramente. “Passamos por um período quente, entramos no inverno agora, mas sabemos que a partir de agosto começa a esquentar de novo, então já é uma preparação para conseguir um segundo semestre mais tranquilo”, completou.

Moreira afirmou ainda que um dos focos de investimentos reavaliados na distribuição também é de ampliar subestações. Moreira informou que o principal ponto de aumento de carga e demanda é na região do bairro Cidade Satélite. 

“Por conta disto, nós compramos um terreno próximo à ponte nova que foi feita e estamos iniciando o licenciamento e o projeto para construir uma subestação nova para atender melhor aquela região da cidade e, consequentemente aliviar e possibilitar o crescimento de outras regiões que já são atendidas pelas subestações do Jardim Floresta e do Equatorial”, afirmou.

O representante da companhia também frisou que as quedas de energia sentidas na audiência pública realizada na terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa, foram maiores por conta do gerador da Casa. “Na realidade foram três quedas de energia, mas foram sentidas mais vezes em plenário por conta do desligamento do gerador”, completou. (P.C.)