Política

RRenato destaca abandono federal na fronteira de Pacaraima em Comissão

A Comissão acompanha, monitora e fiscaliza questões que afetam os movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e aos direitos dos refugiados

Foi instalada nesta terça-feira, 12, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) que reúne deputados e senadores que analisarão a temática no Congresso Nacional. Os trabalhos retornam diante das graves situações envolvendo migrantes no Brasil, e o deputado federal RRenato Queiroz (PSD), titular da comissão, aproveitou a primeira reunião para destacar os problemas que afligem o estado de Roraima, principalmente a população de Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela.

“O povo de Pacaraima está abandonado, desesperado, e o desespero muitas vezes é confundido com xenofobia e nós sabemos que não é isso”, pontuou ao destacar os problemas sociais que a migração desenfreada tem causado no município roraimense que conta com um pouco mais de 18 mil habitantes. 

O parlamentar afirmou que falta ação do governo federal para atuar e controlar a fronteira e que essa será sua prioridade até o fim  de seu mandato. “Eu reconheço os problemas que existem em relação a refugiados mundo afora, mas o povo de Roraima também vive uma guerra incompreendida. “A minha batalha nos próximos dias será esclarecer qual é a situação dos migrantes e desfazer toda uma cena que é provocada pelo próprio governo federal em relação ao bom tratamento aos migrantes, que não acontece na realidade.”

A reunião da CMMIR também foi marcada pela eleição da nova mesa diretora da comissão, que dessa vez será presidida pelo deputado federal Túlio Gâdelha (Rede-PE). 

Em discurso, o deputado pernambucano citou a saída de venezuelanos de sua pátria como uma das principais responsáveis por aumentar o número de migrantes no Brasil nos últimos anos e elogiou o trabalho do colega roraimense por sua postura diante desses fatos. “O Estado de Roraima passa por uma situação muito difícil, assim como também várias cidades do entorno de Pacaraima, com o fluxo de venezuelanos e o deputado RRenato sempre se mostrou preocupado em buscar soluções para que o peso não ficasse apenas com o Governo do Estado de Roraima”, destacou.

Comissão
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados é responsável por acompanhar, monitorar e fiscalizar, as questões que afetam os movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e aos direitos dos refugiados. Criada em 2019, a comissão é instalada sempre quando há graves situações para serem avaliadas.