Política

Renato Queiroz anuncia elaboração de plano de ações para migração

  O deputado entregou às autoridades de Pacaraima um documento com questionamentos técnicos para a coleta das informações necessárias 

O deputado federal Renato Queiroz (PSD) anunciou hoje a elaboração de um plano de ações sobre os atuais impactos da migração que afetam o município de Pacaraima, região Norte de Roraima, para apresentação ao Parlamento Nacional. A afirmação foi feita durante reunião com o prefeito daquele município, Juliano Torquato (Republicanos), e a comitiva de vereadores da cidade que estão em Brasília em busca de apoio para enfrentar as dificuldades vivenciadas pela população.

Para isso, Renato Queiroz solicitou o apoio do Executivo e Legislativo local para o levantamento de informações que irão embasar o trabalho. “Nós vamos fazer um plano de ações  junto com o corpo político de Pacaraima para que possamos trazer algum sossego para a população”. Ele explicou que esse material será apresentado à liderança do PSD e autoridades do Parlamento. Ao final da reunião, o deputado entregou às autoridades de Pacaraima um documento com questionamento técnico para a coleta de informações necessárias.

Juliano Torquato agradeceu o convite do deputado e sua preocupação com a realidade dos munícipes.  “Ele é um parlamentar que conhece a realidade de Pacaraima, visitou nosso município várias vezes, mesmo antes de assumir o cargo e, por tudo isso, nos sentimos honrados de tê-lo como representante direto e defendendo a causa de Pacaraima com o conhecimento que ele tem em relação à crise migratória que é o maior problema que Roraima vem enfrentando”, pontuou. “Que ele possa lutar por Paracaima junto à bancada do PSD para que possamos solucionar as dificuldades dos nossos munícipes, e que também afeta os próprios migrantes por falta de estrutura”, finalizou. 

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Dila Santos (Solidariedade), também acompanhou e se comprometeu a dar apoio para que a situação real de Pacaraima seja reconhecida no restante do país. “Pacaraima é a porta de entrada para a Venezuela, estamos sofrendo uma migração descontrolada. Acredito que com a reunião de hoje poderemos tomar um novo rumo”.

Também participaram da reunião os vereadores Arlindo do Táxi (Republicanos), Francisco Melo (Republicanos), Irmão Grande (PSDB), Júnior da Téia (PRTB), Rodvan Alves (Solidariedade) e Teco Paixão (Republicanos).

PRONUNCIAMENTO
Após a reunião com a comitiva, o deputado foi à tribuna da Câmara dos Deputados. Em pronunciamento, Renato Queiroz falou do sentimento de abandono dos problemas já conhecidos da fronteira do Brasil com a Venezuela. “Não é um problema de Roraima e de Pacaraima, é um problema do país que está sendo muito mal administrado por nossas autoridades federais. O povo de Pacaraima hoje sofre de um abandono institucional estruturado, temos problemas na educação, na questão social, segurança e tudo isso jogado nas costas do prefeito e dos vereadores e a população sofrendo os desgastes dessa situação”.

VISITA A PACARAIMA  
Renato esteve em Pacaraima neste mês e apurou a situação em que vive a população do município fronteiriço com a Venezuela,  que é de caos e abandono em decorrência do descaso das autoridades federais. O parlamentar constatou que a entrada no país é livre e descontrolada, sem nenhum tipo de fiscalização.