Política

Republicanos deverá ter candidatura própria para nove municípios

A previsão é que o Republicanos (PRB) tenha candidatura própria para a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) e em mais outros oito municípios. A informação foi confirmada pelo líder do partido, na Câmara, deputado Jhonatan de Jesus (PRB), à Rádio Folha 100.3 Fm

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar no sábado, 24, o deputado explicou que a sigla tem se preparado para o próximo pleito, em 2020, com a premissa de ser o partido com o maior número de lançamentos de candidaturas para prefeitos em Roraima. 

A expectativa, segundo o deputado, é que sejam até nove candidatos para prefeitos no Estado pelo PRB, dentre elas, na Capital. Com relação ao interior do Estado, o deputado elencou quais os prefeitos que devem receber apoio do partido para reeleição, além dos possíveis novos nomes que devem entrar nas disputas.

“O Republicanos já tem um pré-candidato definido em Bonfim, que é o prefeito Joner Chagas, que vem para a reeleição. O Juliano Torquato, prefeito de Pacaraima, também tentará a reeleição”, informou.

Também no interior do Estado, Jhonatan afirma que o partido está estudando a possibilidade da pré-candidatura do vereador Erlei para a Prefeitura de Alto Alegre e a pré-candidatura do vereador Cocada em Mucajaí. O parlamentar não descartou a possibilidade de apoio a candidatos de outras siglas partidárias.

“Também vamos apoiar o atual prefeito de Iracema, Jairo Sousa (PMDB), em Iracema, independente do partido em que ele estiver filiado. O PRB também deverá ter um pré-candidato em Caracaraí, mas estamos discutindo o melhor nome”, completa.

Em São Luiz, a previsão é que o partido apoie a reeleição do atual prefeito James Batista (PMDB). Já em São João da Baliza, a expectativa é que se lance um novo nome, assim como em Caroebe e Rorainópolis, acrescentou o deputado.

Já na Capital, o nome do pré-candidato ainda não foi definido. Segundo o deputado, o seu próprio nome pode ser incluído na possibilidade. “Em Boa Vista não é diferente. O PRB deve ter candidato a prefeito também. Temos grandes nomes no quadro, como o ex-ministro e atual secretário de Planejamento, Marcos Jorge. Pode ter o deputado Jonathan, também como pré-candidato. Temos vários nomes que podem concorrer”, informou.

MIGRAÇÃO – A questão migratória também foi abordada pelo deputado. Recentemente, o líder do Republicanos na Câmara dos Deputado criou uma iniciativa para trancar a pauta no parlamento até que o Governo Federal tomasse atitude frente a vinda de venezuelanos ao estado. 

O parlamentar explica que, após o trancamento da pauta, obteve uma resposta positiva da líder do Governo na Casa, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). A informação é que uma audiência pública será realizada nesta semana para tratar da questão migratória junto com os senadores, deputados federais, o Governo Federal e o Governo do Estado. “Nessa conversa vamos discutir as medidas do Governo Federal para Roraima”, frisou Jesus. (P.C.)