Política

Republicanos poderá ter candidatura própria na Capital

Embora tenha sido citado como um dos possíveis pré-candidatos, Marcos Jorge Lima disse que sua atual missão é de continuar atuando à frente da Seplan

O secretário de Planejamento do Estado, Marcos Jorge Lima, durante entrevista nesse domingo (13) na Rádio Folha FM 100.3, abordou o planejamento do partido Republicanos para as próximas eleições. A estimativa é que a sigla lance candidatura própria para a Prefeitura de Boa Vista em 2020.

Enquanto presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Nacional do Republicanos, Lima explicou que o partido aguardava uma possível mudança na legislação eleitoral para o ano que vem. Isso acontece por conta da avaliação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à alguns projetos de lei que tratavam sobre mudanças nas regras dos partidos, como o fundo eleitoral.

O entendimento é que a derrubada dos vetos teria que acontecer até um ano antes do pleito, para poder valer em 2020, porém os vetos eleitorais não foram discutidos antes do dia 04 de outubro deste ano.

“Nós vamos começar a discutir o posicionamento do partido ainda neste mês, com nossos vereadores, deputados e com o senador Mecias de Jesus. Nós estávamos aguardando para saber se haveria algum tipo de alteração na legislação eleitoral, mas passou o período”, esclareceu.

O secretário informou que após reunião na última segunda-feira, a Diretoria Nacional do partido definiu que “todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão ter candidatura própria”, afirmou.

Em Roraima, o município com esse número seria Boa Vista, ou seja, há a possibilidade de candidatura própria na Capital. “A menos que, em decisão conjunta do diretório estadual e nacional, seja definido outra situação”, acrescentou. “Vamos precisar ter essa discussão interna entre os nossos pares para que possamos avançar”, completou.

Embora tenha sido citado como um dos possíveis pré-candidatos, ao lado do deputado Jonathan de Jesus, o secretário ressalta que sua atual missão é de continuar atuando à frente da Seplan. “Eu fico feliz com as menções, mas neste momento meu foco é de poder contribuir com a discussão econômica do Estado”, finalizou.