Política

Roraima vai receber unidade móvel de atendimento oncológico

Entrega simbólica da carreta com equipamentos para realização de mamografia e papanicolau acontece nesta sexta-feira, 19, em Barretos

Roraima deverá receber em breve a unidade móvel do Hospital do Amor, destinado para o atendimento dos pacientes com câncer no Estado. A entrega simbólica da carreta com equipamentos para realização de mamografia e papanicolau acontece nesta sexta-feira, 19, em Barretos, em São Paulo. A unidade móvel então fará um trajeto terrestre, passando por alguns estados, até chegar em Roraima.

A informação é do deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) que informou que fará parte da cerimônia de entrega da unidade, junto com a ex-senadora Angela Portela e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

O parlamentar frisou que, mesmo em tempos da pandemia do coronavírus, não se pode deixar de lado o atendimento da população que sofre de outras enfermidades. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que em 2030, uma em cada duas pessoas pode morrer de câncer. Então temos que preparar o nosso Estado para encarar esse desafio”, declarou.

O parlamentar disse ainda que é preciso destravar a obra de radioterapia em andamento no Estado, já que a pandemia do coronavírus também dificultou a transferência de pacientes oncológicos. “A nossa unidade está parada por que a empresa que fazia as instalações pelo país, ela faliu. É um compromisso que assumimos com o General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde, para a gente voltar por que a obra já está 50% pronta”, declarou.

MEMORIAL – Enquanto presidente da Frente Parlamentar de Medicina, o parlamentar informou ainda que será construído um memorial de homenagem a todos os brasileiros profissionais de saúde que pereceram durante a pandemia do novo coronavírus. “Nós vamos fazer uma grande homenagem, um grande monumento em Brasília para agradecer os profissionais de saúde que doaram a sua vida para salvar a vida dos outros”, declarou.