Política

Sampaio nega pedido de Jalser para substituir Catarina em comissão

Presidente da Assembleia argumentou que cargos da Comissão de Ética precisam de estabilidade e baseou decisão no processo legislativo da Câmara Federal. Catarina Guerra é vice-presidente da comissão

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (PCdoB), negou o pedido de Jalser Renier (Solidariedade) para substituir Catarina Guerra (Solidariedade) por Yonny Pedroso (Solidariedade) no cargo de vice-presidente da Comissão de Ética da Casa.

Na sessão dessa terça-feira (23), Sampaio argumentou que, na época da formação das comissões permanentes, Guerra não foi indicada pelo partido que ela compõe, mas pelo líder do Governo e pelo líder de um bloco parlamentar denominado G4, e que eventuais substituições em comissões não podem ser feitas na conveniência do contexto político.

Por fim, o presidente da Assembleia destacou que o processo legislativo da Câmara Federal se estende às assembleias legislativas, com a estabilidade de cargos no âmbito da Comissão de Ética.

“Os deputados da Comissão de Ética são imovíveis, não podem ser remanejados ou retirados, a menos em casos de renúncia, perda de mandato ou falecimento, exatamente para dar a estabilidade necessária que precisa ter a Comissão de Ética”, explicou Soldado Sampaio.

Na semana passada, Catarina Guerra protestou contra o pedido de Jalser Renier, a quem acusou de perseguição e discriminação. O deputado se defendeu e ainda acusou os colegas de conspirarem contra ele em seu processo de cassação, por quebra de decoro parlamentar e pela acusação ser o mandante do sequestro e da tortura do jornalista Romano dos Anjos. Na Casa, Jalser responde a três pedidos de perda do mandato.