Política

Saúde não pode ser prioridade somente durante pandemia, diz Rudson

Para o presidente do Partido Verde, Rudson Leite, é necessário maior organização do próximo gestor da PMBV

Considerando a proximidade do processo eleitoral, a Rádio Folha entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Neste domingo, 12, o programa Agenda da Semana conversou com o o presidente do Partido Verde, Rudson Leite (PV). As perguntas são as mesmas para todos os entrevistados.

Na ocasião, Rudson discutiu os pontos já definidos da sua pré-candidatura, como o plano de gestão, as coligações entre partidos, o que considera os principais problemas da Capital e o combate à corrupção.

Coligações

O Partido Verde é muito independente, nós não temos vínculo com o Governo do Estado, Prefeitura ou Poder Legislativo. Nós temos um arco de aliança à nível nacional, já visando 2022, com os partidos PDT, PSB, Rede, Cidadania e o PC do B. Aqui em Boa Vista, algumas siglas já tem seus pré-candidatos. Esta semana teremos conversas para saber o posicionamento dos partidos. Fora isso, há uma parceria com Pros, considerando que sou suplente do senador Telmário Mota (Pros). O senador está à vontade de tomar a decisão que achar melhor.

Critério ideológico

No nosso estatuto está escrito que nós não nos prendemos com essa ideologia de direita e esquerda. Dialogamos com os partidos progressistas, com o futuro. Não vamos coligar com partidos que estejam nas páginas policiais. Prefiro estar coligando com partidos menores do que com aqueles envolvidos em corrupção.

Efetivação da candidatura

A nossa pré-candidatura ia ser lançada no dia 18 de março, com pessoas presentes, na semana que estourou a história da pandemia. Deu uma parada em tudo. O momento é de cuidar da saúde. A gente está programando para os próximos dias, chamar a população.

Partidos aliados

Dos 14 partidos que conversamos, tiveram alguns que disseram já ter pré-candidato e outros que também estão dialogando com outras siglas. Não temos essa certeza, nem eles e nem a gente. A certeza que eu tenho é o Partido Verde, que esse eu posso contar.

Adiamento das eleições

Foi a decisão mais acertada que o Congresso Nacional poderia adotar. O melhor a se fazer era esperar para ver se essa curva achata e ver se temos um ambiente melhor. Mas sou contra a prorrogação dos mandatos e a unificação das votações. A gente tem é que ter mais eleições, não menos. A população pode analisar em dois anos a conduta do partido e se pretende mudar seu voto.

Nova realidade

Estou pronto para essa nova realidade. A nossa convenção vai ser virtual, todas as reuniões com pré-candidatos, as reuniões nacionais são virtuais. Nossa campanha também. Quem aglomerar é irresponsável e não tem cuidado com a sua saúde e com a saúde das outras pessoas.

Covid-19

Acredito muito em organização. Tudo que aconteceu de ruim, as vidas que a gente perdeu, foi por falta de organização. A primeira coisa a ser feita era montar um gabinete de crise com profissionais capacitados e estabelecer o diálogo com o governador do Estado. Faltou planejamento. Adotar o isolamento social e abrir os postos de saúde. Deveriam ter colocado as aulas para ser transmitidas para os alunos pelas redes de TV.

Sistema de saúde

Boa Vista precisa de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Não pode ir tudo para o Hospital Geral (HGR). Agora o Hospital Municipal, acredito que seja de responsabilidade do Estado, ele é quem tem que continuar cuidando da parte mais complexa.

Problemas principais da Capital

Primeiro é a organização. O segundo ponto é a saúde, ficou demonstrado que o sistema não funciona. Precisamos de mais unidades, mais profissionais. Está faltando gente. O número de médicos é insuficiente para o número populacional. Após a pandemia vamos precisar de pessoal para cuidar da saúde mental e nós não temos.

Melhoria da economia

O primeiro passo é organizar o setor de mineração e incentivar a produção de tijolo e telha mais barato. A geração desses produtos mais em conta influencia na realização de obras e consequentemente na contratação de profissionais: mestre de obra, carpinteiro, pedreiro, engenheiro, arquiteto. As lojas começam a vender mais. A outra ideia é chamar o Governo, para mobilizar os ambulantes também fora do centro, fazer funcionar a ZPE.

Prioridades

A prioridade é se organizar para que os serviços fluam melhor. Falta saúde. Tem que se pensar, não só em época de pandemia. Tem que gerar emprego. Trabalhar em parceria com as cooperativas. Aumentar as creches, para que as famílias possam trabalhar. Organizar o trânsito, fazer mais viadutos, com base em estudo e com transporte público de qualidade. Os programas que funcionam podem ser mantidos, agora devem ser ampliados para atender mais a periferia. 

Denarium e Bolsonaro

Conheço o Denarium desde a época que ele chegou aqui. É meu amigo, mas tenho uma relação republicana. Não tenho relação com o presidente Bolsonaro, mas tenho amigos políticos que fazem esse intermédio. Mas não preciso ser amigo do Bolsonaro. Tenho que ter bons projetos para trazer recursos para o Estado e ter uma relação boa com a bancada e isso eu tenho.

Corrupção

É preciso montar um corpo técnico para fazer um trabalho bem feito e ter transparência total. Evidenciar tudo que a Prefeitura faz, que paga e recebe para a população saber. Construir uma relação de cumplicidade entre Prefeitura e munícipes.

Ponto crítico

Falta de organização na área de saúde, isso ficou bem claro. Tentaram compensar com as propagandas. A falta de competência para gerar empregos. Falta de cumprimento das promessas de campanha e a drenagem. Cada chuva demonstra isso. 

Qual o maior desafio?

A falta de recursos. Acho que depois dessa pandemia a gente vai entrar em escassez, principalmente, o montante vindo do Governo Federal. Por isso que é preciso gerenciar melhor os valores que tem. Fazer uma contenção, para ter um resultado melhor.