Secretário de Saúde anuncia 40 novos leitos de UTI - Folha de Boa Vista
COMBATE AO CORONAVÍRUS
Secretário de Saúde anuncia 40 novos leitos de UTI
Por Paola Carvalho
Em 23/03/2020 às 01:19
Monteiro informou ainda da aquisição em massa de álcool em gel para distribuição em todas as secretarias e unidades hospitalares do Estado (Foto: Secom-RR)
#SEMTEMPO? Confira o resumo da matéria

O titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Francisco Monteiro, informou da abertura de 40 novos leis de atendimento para pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI). Os lugares estarão disponíveis em um hospital da rede privada, em parceria com o Governo do Estado.

Com a confirmação dos dois primeiros casos do novo coronavírus em Roraima, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Francisco Monteiro, anunciou novas medidas que devem ser adotadas pela administração estadual. Entre elas, a criação de 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda esta semana e possibilidade de convocação de profissionais da saúde lotados em outras pastas.

O titular da pasta também informou que haverá reforço no Hospital Geral de Roraima (HGR) e novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser inaugurados ainda esta semana, em outra unidade hospitalar.

“A expectativa da próxima semana é que a gente consiga abrir 40 leitos no Hospital Lotty Iris. Já estamos concluindo a condição do espaço para receber esses leitos para montagem, caso seja necessário à gente disponibilizar para a população”, informou.

Monteiro informou ainda que a Sesau já está recebendo, desde a última quinta-feira, as compras de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, luvas e álcool em gel. “Fizemos uma grande compra para atender todas as secretarias e os hospitais. Vamos fazer compras sistemáticas para que a gente consiga manter o controle e a higienização”.

Com relação aos servidores, o secretário informou que pode convocar os profissionais da saúde que atuam em outras áreas, por exemplo, aqueles que prestam serviço na Rede Cidadania Melhor Idade, que teve suas atividades suspensas. “A Secretaria de Saúde está trabalhando com todas as suas equipes de sobreaviso. Todas as pessoas podem, a qualquer momento, reforçar as unidades, caso seja necessário. Todos os profissionais médicos, enfermeiros. Estamos em estado de alerta por conta da epidemia. Somente com trabalho eficaz e responsável que poderemos minimizar”.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
9
4
Cadastrar-me Enviar Comentário
Suzete Cristina disse: Em 23/03/2020 às 09:32:30

"Pode haver muitos casos ocultados de pessoas com o Coronavírus em Roraima, e só 40 leitos é o mesmo que zero. O Governo do Estado não está nem aí com a saúde do povo!"