Política

Secretário de Saúde anuncia 40 novos leitos de UTI

Com a confirmação dos dois primeiros casos do novo coronavírus em Roraima, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Francisco Monteiro, anunciou novas medidas que devem ser adotadas pela administração estadual. Entre elas, a criação de 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda esta semana e possibilidade de convocação de profissionais da saúde lotados em outras pastas.

O titular da pasta também informou que haverá reforço no Hospital Geral de Roraima (HGR) e novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser inaugurados ainda esta semana, em outra unidade hospitalar.

“A expectativa da próxima semana é que a gente consiga abrir 40 leitos no Hospital Lotty Iris. Já estamos concluindo a condição do espaço para receber esses leitos para montagem, caso seja necessário à gente disponibilizar para a população”, informou.

Monteiro informou ainda que a Sesau já está recebendo, desde a última quinta-feira, as compras de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, luvas e álcool em gel. “Fizemos uma grande compra para atender todas as secretarias e os hospitais. Vamos fazer compras sistemáticas para que a gente consiga manter o controle e a higienização”.

Com relação aos servidores, o secretário informou que pode convocar os profissionais da saúde que atuam em outras áreas, por exemplo, aqueles que prestam serviço na Rede Cidadania Melhor Idade, que teve suas atividades suspensas. “A Secretaria de Saúde está trabalhando com todas as suas equipes de sobreaviso. Todas as pessoas podem, a qualquer momento, reforçar as unidades, caso seja necessário. Todos os profissionais médicos, enfermeiros. Estamos em estado de alerta por conta da epidemia. Somente com trabalho eficaz e responsável que poderemos minimizar”.