Política

Secretário de Saúde é chamado para prestar depoimento na CPI da Covid

A convocação do secretário Airton Soligo foi aprovada em razão da sua atuação enquanto assessor especial no Ministério da Saúde

O secretário estadual de Saúde, Airton Soligo, foi convocado enquanto testemunha para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga possíveis irregularidades na aplicação de recursos no combate ao covid-19.

A convocação do secretário foi aprovada em razão da sua atuação enquanto assessor especial no Ministério da Saúde, durante a gestão do ex-ministro General Eduardo Pazuello. O ex-deputado federal foi nomeado oficialmente para exercer o cargo no MS em junho do ano passado e foi exonerado em março de 2021.

Além de Soligo, durante sessão no fim de maio, foi convocado Paulo César Gomes Baraúna, diretor executivo de negócios da White Martins que atuou na prestação de oxigênio para o Amazonas e da médica Luana Araújo, nomeada secretária extraordinária de enfrentamento à covid do MS.

Luana já prestou o depoimento na CPI, porém, as datas para participação do secretário e do empresário ainda não foram definidas. A solicitação da convocação foi apresentada pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), apoiada pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Vale ressaltar que além de Airton Soligo, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), também foi convocado para prestar depoimento na CPI da Covid, junto com outros oito governadores do país.

SESAU – Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que o secretário Airton Antônio Soligo está ciente da convocação e aguarda a divulgação da data para que possa prestar os devidos esclarecimentos na CPI da covid-19, no Senado Federal.

“O secretário está tranquilo quanto ao trabalho que desempenhou durante o período em que esteve no Ministério da Saúde e está pronto para colaborar no que for necessário”, completou a pasta.

Leia mais: 

Denarium e outros oito governadores são convocados para depor na CPI