Política

Senador afirma que Venezuela prometeu restabelecer energia de Guri

A promessa teria sido feita para a comissão parlamentar que ficou 10 dias em viagem na Venezuela para negociar acordos entre os dois países

O Presidente Nicolas Maduro autorizou a formação de um escritório de alto nível em Caracas, coordenado pelo Embaixador Alberto Castelar, para tratar de assuntos comerciais entre o Brasil e a Venezuela.

Segundo o senador Chico Rodrigues, a decisão foi resultado da visita feita pela missão de diplomacia parlamentar, autorizada pelo Presidente do Senado Federal da qual ele fez parte.

O Grupo Parlamentar Brasil – Venezuela saiu com o compromisso de aproximar as Comissões de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal com a Comissão de Energia e Petróleo da Assembleia Nacional da Venezuela, além de promover a aproximação das duas Casas Legislativas. Também se firmou o compromisso de promover a aproximação entre as Assembleias Legislativas dos Estados fronteiriços (Amazônia, Roraima do lado brasileiro e Estado Bolívar do lado venezuelano). 

Outro importante resultado seria a promessa do reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica para Roraima.

“Isso significará uma economia aos cofres públicos e ao consumidor brasileiro da ordem de mais de R$ 1,5 bilhões, gasto atualmente com a conta de compensação de combustíveis, paga por todos os brasileiros, por Roraima não estar ligada ao Sistema Nacional e usar óleo diesel e gás natural para produzir energia elétrica” disse Chico Rodrigues

O senador explicou que foi prometido ainda a oferta ao Brasil, de petróleo de excelente qualidade a preço inferior ao negociado no mercado internacional e com custo logístico de transporte bem inferior (dada a localidade) além de suprimento de fertilizantes, que são abundantes na Venezuela, tais como o fosfato, a ureia, além do calcário.

Negociações empresariais entre os dois países

Outro interesse mútuo manifestado durante os encontros foi a promoção de rodadas de negociações e visitas de empresários brasileiros à Venezuela. Como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Venezuela, foi entregue ao Senador Chico Rodrigues um convite especial direcionado ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, para que visite a Venezuela e a Assembleia Nacional da Venezuela.

“Trouxemos também a autorização para o reestabelecimento de voos diretos entre o Brasil e a Venezuela já implementada imediatamente, no dia 28/06. A possibilidade de disponibilização de pescado venezuelano para o mercado brasileiro, grande aspiração do nosso mercado consumidor. O aval para a aprovação de marco legal para garantir segurança jurídica aos investidores brasileiros que desejarem investir na Venezuela. O interesse de empreendedores venezuelanos de importar máquinas, equipamentos e tecnologia agrícola brasileira Enfim, abriu-se uma janela de oportunidades para uma maior integração econômica entre as duas nações, com ganhos para suas populações”.

O presidente do Grupo Parlamentar, Senador Chico Rodrigues, disse que encontrou nos 10 dias que ficou na Venezuela, um país pacífico, uma oposição que dialoga com o governo e se interessa pela reinserção da Venezuela no mercado internacional. 

“Um país ainda em dificuldades, mas sem a miséria difundida pela imprensa. E com um mercado promissor, uma expectativa de recuperação prevista já em 2022 e uma relativa estabilidade macroeconômica, refletida em uma redução significativa da variação dos níveis de preços”.

O senador afirmou que a Venezuela investiu na produção de alimentos e outros produtos em seu território para reduzir sua vulnerabilidade às variações de preços do petróleo e também ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos nos últimos anos, que parece, enfim, está em vias de ser reduzido, como mostram as movimentações dos empresários americanos nos últimos meses.

“Acredito que é preciso sensibilizar a sociedade brasileira, o Presidente da República e o Itamaraty para a importância estratégica e econômica da retomada das relações diplomáticas entre os dois países, na linha do que já vem apontando o abrandamento dos bloqueios por parte dos Estados Unidos” concluiu.

Encontros parlamentares

Os deputados participaram de uma série de encontros e reuniões oficiais na Assembleia Nacional da Venezuela, onde foram recebidos pelo Presidente Jorge Rodriguez, em sessão ordinária com a presença dos 277 parlamentares que compõem aquela Casa Legislativa. 

“Nos reunimos com suas Comissões Permanentes e com Ministérios do Governo da Venezuela. Esses encontros culminaram em uma cordial recepção pelo Presidente da República Nicolas Maduro. Entre os resultados da missão, vale ressaltar a criação e instalação de Grupo Parlamentar semelhante na Assembleia Nacional da Venezuela durante a visita, com o propósito de dar continuidade ao diálogo parlamentar e concretizar ações debatidas e suscitadas durante os encontros naquela Casa Parlamentar” explicou Chico Rodrigues.