Política

Senador pede apoio de governos para evitar colapso na saúde

Preocupado com o avanço da covid em Roraima, Telmário Mota enviou ofícios ao governo de Roraima, ao Ministério da Saúde e ao governo da Venezuela

O senador Telmário Mota (Pros-RR) enviou ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao governador de Roraima, Antonio Denarium, pedindo providências urgentes para evitar o colapso da saúde do estado, diante do aumento significativo de casos de covid-19.

O senador também pediu, por meio de ofício ao ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, a colaboração da Venezuela, com o fornecimento de oxigênio, assim como feito a Manaus.

Telmário Mota explica nos ofícios, que sua preocupação se deve ao caos vivenciado nos últimos dias pelo estado do Amazonas, vizinho a Roraima, com a falta de oxigênio e morte de várias pessoas. Além disso, o Hospital Geral de Roraima, único para casos graves da doença em todo o estado, já tem 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau).

“Não podemos esperar que aconteça em Roraima o mesmo transtorno no Amazonas, pacientes morrendo por falta de oxigênio. Isso é uma ingerência tremenda e falta de compromisso com a vida. Não bastasse esse fato, ainda soubemos que Rondônia também precisou enviar pacientes a outros estados por falta de leitos. O que falta para agirmos em Roraima? Os sinais são claros’, comentou o senador de Roraima.

Telmário voltou a mostrar sua preocupação com o aumento de casos em Roraima, por meio de seu twitter, no domingo. O senador cobrou a reabertura do hospital de Campanha e a ação da prefeitura de Boa Vista, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde para atendimento aos casos suspeitos e confirmados do Coronavirus. Assim como o aumento da equipe médica, fornecimento de medicamentos e exames diagnósticos. Hoje, apenas oito dos 34 postos de saúde da capital atendem casos de covid.