Política

Senador pede que PF investigue sequestro de jornalista

O parlamentar protocolou ofício no Ministério da Justiça e pediu que a Polícia Federal assuma as investigações referentes ao caso

Após ter sido citado no depoimento do jornalista Romano dos Anjos, que foi vítima de um sequestro no dia 26 de outubro, o senador da República, Mecias de Jesus (Republicanos), protocolou ofício no Ministério da Justiça e na Polícia Federal para que o órgão assuma as investigações referentes ao caso.

A reportagem da FolhaBV teve acesso ao Termo de Declarações do jornalista. No depoimento ele detalha de como teria ocorrido o sequestro, e sobre o que os sequestradores conversavam enquanto ele estava dentro da caminhonete.

“Do lado de fora da caminhonete, o elemento que tentava falar em espanhol, pergunta se o declarante gostava de denunciar Denarium e se gostava de denunciar o senador Mecias, e que logo em seguida teria recebido uma pancada no peito, não sabendo dizer se seria um soco ou um chute”, diz trecho do documento.

De acordo com o senador Mecias, ele ficou surpreso com a informação de que teria sido citado no depoimento.

“Eu acredito que por trás desse sequestro tenham armações políticas. Não tenho dúvida que estão tentando dar uma conotação nesse sentido, tentando despistar a verdadeira investigação. Creio que seja uma armação orquestrada pelo meu adversário político, o ex-senador Romero Jucá, tendo em vista que o jornalista trabalha em meios de comunicação da família dele, e inclusive o advogado que assiste o jornalista no caso é o mesmo de Jucá”, relatou o senador.

O parlamentar declarou ainda que comunicou oficialmente o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Federal.

 “É muito estranha essa trama toda, então tomei a decisão de comunicar isso oficialmente ao ministro André Mendonça e ao superintendente da PF, Richard Murad, e pedir para que assumam as investigações para de fato saber se houve sequestro, e quem são os mandantes. E se não houve, saber de que forma isso foi orquestrado”, acrescentou Mecias.

OUTRO LADO – Em nota, a assessoria de imprensa do ex-senador Romero Jucá informou que não tem conhecimento do teor do depoimento e rechaça as declarações do senador Mecias de Jesus.

Confira a nota na íntegra: 

Conforme informado pela Polícia Civil de Roraima, responsável pelas investigações, o depoimento prestado pelo jornalista Romano dos Anjos está sob sigilo e segredo de justiça.

O presidente do MDB, Romero Jucá, não tem conhecimento do teor desse depoimento e rechaça a opinião infundada do senador Mecias de Jesus (Republicanos), divulgada pelo Grupo Folha de Boa Vista. 

Ele acionará judicialmente qualquer pessoa ou veículo que insistir na divulgação de tal calúnia. 

Compete apenas à Polícia Civil apresentar os resultados das investigações e qualquer coisa além disso é mera especulação sem fundamento.

Ele concorda ainda que a Polícia Federal deverá ser acionada se confirmada a possível participação de autoridades do Estado.

DENARIUM – O governador Antonio Denarium também se manifestou por meio de nota. Confira a nota na íntegra:

Quero assegurar que jamais faria isso com um jornalista. Todos sabem do meu apreço pela classe jornalística e jamais em momento algum iria atacar um profissional de imprensa por exercer seu livre direito de crítica.  Não tenho medo de perguntas ou críticas.

Meu governo é transparente. Atuarei sempre para assegurar que a democracia seja vivida de forma plena, garantindo a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, o direito de o jornalista exercer sua profissão mediante qualquer situação. Vou pedir intervenção da Policia Federal no caso e não permitirei em nosso Estado intimidações, constrangimento e nenhum tipo de violência contra o profissional ou contra o cidadão.

Determinei ao secretário de Segurança, Edilson Prola e ao delegado Geral Herbert Amorim, a apuração rigorosa dos acontecimentos noticiados. Reitero que os policiais têm o dever de garantir a segurança da população e a paz nas ruas, conforme os preceitos legais.

CASO – O jornalista Romano dos Anjos teria sido sequestrado na noite desta segunda-feira, 26, enquanto estava em sua residência no bairro Aeroporto, zona oeste de Boa Vista, acompanhado da esposa. Os bandidos, de acordo com a polícia invadiram a casa pulando o muro.

Dentro a residência, os três bandidos que estavam armados, teriam amarrado a esposa do jornalista. Os bandidos então renderam Romano e o levaram em seu próprio carro.

Minutos depois o carro do apresentador foi encontrado em chamas às margens da BR-174, nas proximidades do Parque de Exposições Dandãezinho, por uma equipe de televisão que acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. A perícia foi acionada para obter mais informações sobre a ocorrência. A Polícia Militar de Roraima (PMRR) iniciou buscas pela cidade que atravessaram a noite.

Durante a madrugada, o celular do apresentador foi encontrado a cerca de duas quadras de sua casa. O celular estava ligado e foi rastreado pela polícia.

No início da manhã, um leiturista de uma empresa que presta serviços a Roraima Energia encontrou o jornalista em uma área de lavrado na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

O leiturista teria avisado a equipe da TV onde o apresentador trabalha, que acionou a Polícia Civil.

LEIA MAIS: