Política

Senador protocola pedidos para isolamento total em Roraima

Os pedidos foram encaminhados neste final de semana para a Casa Civil da Presidência da República, Governo de Roraima, Prefeitura de Boa Vista e outras quatro instituições 

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) protocolou, nesse fim de semana, seis pedidos de lockdown para Roraima. Os pedidos foram encaminhados para a Casa Civil da Presidência da Republica, Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, Tribunal de Justiça de Roraima e Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Roraima.

Para os órgãos estaduais, municipais e de justiça, o senador de Roraima pede que tomem as medidas necessárias para o isolamento total da população, visto que os índices de disseminação e transmissão da Covid-19 no estado estão crescendo de maneira alarmante e a população não está seguindo as orientações de se manter em casa.

“Nesse cenário tenebroso, em consonância com o estudo e a pesquisa realizada no estado, por especialistas e infectologistas, justifica-se a adoção do bloqueio total (lockdown), por ser esta a única medida possível e eficaz no cenário para a contenção da proliferação da doença, e para que o sistema de saúde público e privado se reorganize, a fim de que se consiga destinar tratamento adequado aos doentes, caso contrário, conforme se vê em outros lugares do mundo e do país, em especial no estado do Amazonas, poderemos estar vivendo num futuro bem próximo, uma barbárie”, diz trecho do documento. 

Já no pedido encaminhado para a Casa Civil da Presidência da República, por meio do Ofício Nº 033/20, o senador pede para que o governo federal possa socorrer o estado, antes que aconteça um colapso na saúde. No documento o senador afirma que “o estado nesse momento (1º de maio de 2020) dispõe apenas de dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, do total de 10 existentes no Hospital Geral de Roraima (HGR). A enfermaria localizada no Bloco “D” daquele hospital, disponibiliza hoje para os pacientes acometidos pela Covid-19, está com seus 13 leitos com ponto de oxigênio ocupados”.  

Segundo Chico Rodrigues, essas medidas podem ser impopulares mais irão salvar muitas vidas. “Precisamos manter as pessoas em casa, sou um senador da República, já fui governador e entendo, momentaneamente, que podem parecer impopulares, mas são necessárias para manter os cidadãos vivos e saudáveis. As vezes o remédio pode parecer amargo, mas elimina a doença. E o remédio para a infestação do coronavírus é o isolamento total. Depois veremos o resultado para o bem do povo e para a manutenção da vida das pessoas, que é o que mais importa.”disse. 

O que muda com o Lockdown?

No “lockdown”, que significa bloqueio total em inglês, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas, limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos. Praticamente todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde. E em caso de descumprimento a pessoa poderá ser detida ou conduzida por força policial. 

Hoje em Roraima estamos no chamado isolamento social, que é recomendado pelo poder público a permanência em casa e são proibidas aglomerações. A medida serve tanto para pessoas infectadas por Covid-19, que devem se isolar por 14 dias sem nenhum contato com outras pessoas, quanto para cidadãos não infectados, em caráter voluntário.