Política

Servidores cobram empenho de bancada para enquadramento 

Preocupados com as publicações de atas e de portarias paradas desde outubro de 2018, inicialmente devido ao período eleitoral que proíbe contratações, três meses antes e três meses depois das eleições, e com continuidade somente para os servidores públicos federais já com vínculo com a União, sindicalistas reuniram no Fórum Sindical, formado por sindicatos e parlamentares dos estados de Roraima, Amapá e Rondônia, na tarde de quinta-feira, para cobrar posicionamento da bancada de Roraima e entregar uma série de reivindicações ao presidente do Senado, David Alcolumbre (Dem).

Estiveram também presentes ao encontro o presidente da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), Jamisson França, secretário de Gestão de Pessoas Wagner Lenhart, secretário de Desburocratização do Ministério da Econômica, Paulo Uebel.

A Folha falou por telefone com o servidor público federal e sindicalista do Finasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional), Silvio Rotter, que ainda se encontra em Brasília-DF. Ele disse que a ideia do encontro foi levar dez pontos de reivindicações referentes à Emenda Constitucional 98, que trata do enquadramento de servidores dos três ex-territórios. Em destaque, cobraram a celeridade dos processos e divulgações de nome sem atas e contratação de mais pessoas para analisar as propostas.

“Sentimos a falta dos parlamentares da bancada federal de Roraima. Queremos esse apoio e cobramos esse empenho. Dos onze parlamentares, três senadores e oito deputados federais, que compõem a bancada de Roraima e que foram comunicados da reunião, apenas o deputado Haroldo Chatedral compareceu”, disse. “O senador Chico Rodrigues justificou que não poderia participar devido a outros compromissos já agendados e o deputado Hiran Gonçalves informou estar em missão fora do País. Os demais deputados foram informados, mas não participaram e nem justificaram, e entendemos que isso é um descaso por parte da bancada de Roraima que não nos apoia neste momento tão crítico” afirmou. “Deve ser porque já dissemos que não aceitamos servir de bucha de campanha eleitoral de ninguém. Queremos que a bancada venha nos ajudar a resolver essa situação que já vem se arrastando há muito tempo”, complementou.

ABAIXO-ASSINADO – Silvio Rotter citou ainda outra reivindicação apresentada, que foi o pedido da saída da diretora de Legislação e Provimento de Pessoas, Neleide Àbila, que é uma indicação de um ex-senador de Roraima e que, segundo Paulo, estaria atrapalhando o andamento dos trabalhos da comissão.

 “Isso devido a alguns posicionamentos dela, na comissão passada, embora ela ainda ocupe cargo na comissão atual, estava prometendo e falando para os servidores que a procuravam em Brasília, que não havia continuidade dos processos devido a notas técnicas referentes a aposentadorias, retroativos e das classes, e descobrimos que nunca houve nota técnica solicitando informações a esse respeito”, disse. “Então para nós ela é uma pessoa que está atrapalhando e por isso fizemos um abaixo-assinado em Roraima pedindo sua saída”, afirmou.