Política

Sintraima diz que governo afronta servidores com comissionados 

A possibilidade de novo aumento de cargos de confiança na administração pública estadual foi questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima).

Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM, no domingo, 29, o presidente do Sindicato, Francisco Figueira, avaliou a mensagem governamental expedida pelo Governo do Estado na última semana à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), acompanhando um projeto de lei, que cria mais de 70 cargos em comissão na Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

“A Seinf tem todo o pessoal capacitado para fazer todas as atividades técnicas. Fica essa dúvida. Para que criar esses cargos? O Ministério Público já falou que tem que diminuir. Se estiver dentro dos procedimentos da lei, que seja feito. Mas eu acredito que esses cargos comissionados são uma afronta do Governo em não conceder os reajustes, as progressões e os planos de cargos e salários dos efetivos”, declarou.

Com relação ao reajuste anual dos servidores estaduais, Francisco afirma que os trabalhadores efetivos não recebem o benefício há cerca de quatro anos e que perderam quase 20% do seu poder de compra pela falta de repasse dos benefícios e o aumento da inflação.

Outro questionamento de Figueira é com relação à distinção de salários entre os servidores de alto escalão, em cargos de chefia e os trabalhadores de serviços gerais. Para ele, quem recebe mais acaba usando parte do dinheiro em outros pontos do país, e não em Roraima. 

“O salário desse grupo de elite vai ser gasto lá fora, vão para a Europa, para as praias do Nordeste. O aumento para o pequeno, ele vai comprar na feira do produtor, no supermercado. Acaba ajudando os empresários de Roraima. Temos servidores no Iteraima [Instituto de Terras de Roraima] que ganham menos que um salário mínimo. Enfim, essa é a grande diferença. Eles já estão com um salário bom. Tem que reverter para os outros servidores”, completou.

Por fim, o sindicalista afirma que a categoria fará pressão para que o Governo coloque o reajuste anual dos servidores na Lei Orçamentária Anual (LOA), ainda a ser votada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e que, depois de autorizada, o sindicato fará a cobrança para que a proposta seja cumprida.

“Nós sempre acreditamos que as coisas vão acontecer. Nós estamos aqui para isso, pensando que vamos conseguir o melhor para os nossos representados. Nós temos que pensar sempre positivo”, finalizou. (P.C.)

CASA CIVIL – A Casa Civil do Governo de Roraima, por meio de nota, informou que a referida Lei Complementar vai permitir a contratação de 50 profissionais capacitados para elaboração de projetos e captação de recursos via Governo Federal e sistema bancário, essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Estado, o que refletirá diretamente em novos investimentos em infraestrutura em Roraima, também aumentando a arrecadação e, consequentemente, a geração de emprego e renda. Desta forma, a informação repassada pelo presidente do Sintraima ao jornal Folha de Boa Vista não é verdadeira.