Política

Soldado Sampaio é o novo presidente da ALE-RR

A votação foi secreta. Dezenove parlamentares estavam presentes no Plenário.

O deputado estadual Soldado Sampaio foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), após eleição da nova Mesa Diretora, realizada em sessão extraordinária remota, nesta sexta-feira (29).

O parlamentar concorreu em chapa única e foi eleito por unânimidade. “Respeitaremos a independência entre os poderes e faremos a transição da maneira mais tranquila possível”, disse o presidente eleito.

Dezenove parlamentares estavam presentes no Plenário. A sessão, que ocorreu de forma remota e sem a presença da imprensa, foi presidida pela deputada estadual Aurelina Medeiros, que conforme o Regimento Interno, deve presidir a sessão por ser a parlamentar mais antiga da Casa.

Não estavam presentes os deputados Jalser Renier, Dhiego Coelho, Yone Pedroso, Jorge Everton, Lenir Rodrigues.

Mesa Diretora eleita para o bênio 2021-2022 (Foto: Divulgação)

Composição da chapa vencedora:

Presidente: Soldado Sampaio (Pc do B)
1º Vice-Presidente: Marcelo Cabral (MDB)
2º Vice-Presidente: Renato Silva (Republicanos)
3º Vice-Presidente: Éder Lourinho (PTC)
1º Secretário:  Jeferson Alves (PTB)
2º Secretário: Aurelina Medeiros (Podemos)
3º Secretário: Tayla Peres (PRTB)
4º Secretário: Gabriel Picanço (Republicanos)
Corregedor Geral: Nilton do Sindpol (Patri)

Eleição da nova Mesa Diretora foi determinada pelo STF

Um grupo de 16 deputados estaduais assinou, nessa quinta-feira (28), um documento convocando sessão extraordinária para eleição da nova Mesa Diretora.

Eles consideraram a recente decisão liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, na ADI n. 6.654/RR (STF), que determinou “…a realização subseqüente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima…” diz trecho do documento assinado pelos parlamentares.

Jalser tentou suspender a sessão

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou, no início da tarde desta sexta-feira (29), o pedido de efeito suspensivo da liminar que determinou a realização de uma nova eleição para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O agravo com pedido de reconsideração, interposto pelos advogados do parlamentar, também não foi conhecido pelo Ministro.