Política

TSE aponta redução de 2700 eleitores em Boa Vista

Em contrapartida, houve crescimento no número do eleitorado das cidades do interior; ainda assim, o aumento é menor do que a queda percebida em Boa Vista

Com a proximidade das eleições municipais foi observada uma redução no número de votantes em Roraima, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que apontam que a diminuição maior foi em Boa Vista. Foram 2.723 eleitores a menos, na Capital, em menos de dez meses.

O levantamento é de acordo com as estatísticas do eleitorado na consulta por região, estado e município, de dezembro do ano passado até o primeiro semestre deste ano. Na análise percebe-se que Roraima teve um crescimento gradual no número de eleitores nos últimos anos, porém, houve uma redução considerável do final do ano até o momento.

Em dezembro de 2018 eram 333.778 mil eleitores. Em 2019, até julho, houve uma queda, com o número total sendo agora de 332.317, ou seja, uma redução de 0,4% em comparação com o ano passado.

No caso de Boa Vista, maior concentração do eleitorado de Roraima, a redução foi ainda mais visível. Em dezembro de 2018 a Capital tinha 218.490 mil eleitores. Em 2019, até julho, o número caiu para 215.767 mil eleitores, ou seja, uma redução de mais de 2.700 eleitores em menos de dez meses, o que significa uma perda de 1,2% de títulos registrados. 

Outros municípios que demonstraram queda, além da Capital, foram Amajari e Iracema, porém, em número menor. Em dezembro de 2018, Amajari contava com 5.701 eleitores. Em julho de 2019, o total reduziu para 5.689, ou seja, uma perda de apenas 12 eleitores. Já Iracema contava com 5.027 eleitores no fim de 2018 e um total de 4.998 eleitores em julho de 2019, ou seja, uma redução de 29 títulos.

CRESCIMENTO – Fora Amajari, Boa Vista e Iracema, outros doze municípios apresentaram aumento no número de eleitores na comparação do fim do ano para o primeiro semestre deste ano. Os maiores crescimentos foram vistos nas localidades de Caracaraí (+229), Rorainópolis (+221), Uiramutã (+216), Cantá (+166) e Pacaraima (+113).

Os demais municípios seguiram na seguinte ordem: Bonfim (+99), Alto Alegre (+81), Caroebe (+50), Normandia (+40), São Luiz (+39), São João da Baliza (+32) e Mucajaí (+17).

Vale ressaltar que, ao todo, foram 1.303 eleitores novos somando todos os municípios. Ou seja, mesmo que todos os 2.723 eleitores a menos de Boa Vista tivessem mudado seu título para o interior, ainda assim, faltariam 1.420 títulos.

Redução é resultado de conjunto de fatores, diz coordenador de eleições

Fábio Barros, coordenador de eleições do TRE, falou sobre os fatores que provocaram a redução (Foto: Wenderson de Jesus)


De acordo com Fábio Barros, coordenador de eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), a redução aconteceu por um conjunto de fatores, entre eles a proximidade com o período eleitoral e o cancelamento de títulos em situação irregular.

“A gente sabe que tem uma tendência de mudança de eleitorado no ano anterior e no ano em que acontecem as eleições”, explica. “É algo já esperado, essa transferência dos eleitores para os municípios”, completa.

Além das transferências já esperadas, houve ainda os cancelamentos dos títulos de eleitor em situação irregular, acrescenta Barros. “Ocorreu o cancelamento de aproximadamente 2.500 títulos de eleitores que faltaram os últimos três pleitos e que tiveram o seu documento cancelado. Muitos deles ainda não foram regularizar a sua situação”, disse.

A previsão é que a população só vá regularizar seu título antes das eleições ou quando precisar emitir outra documentação, onde é necessário apresentar situação regular junto à sua zona eleitoral. Na hora da regularização, pode ser que nem todos os títulos cancelados voltem para Roraima. É que muitas pessoas podem ter se mudado e pedido novos documentos na cidade onde vão passar a morar, informa o coordenador.

“A gente sabe que muitos dos eleitores acabam deixando as coisas para em cima da hora. Provavelmente o eleitor vai buscar se regularizar quando houver uma necessidade específica, por exemplo, quando for precisar retirar o passaporte. Aí ele verifica que precisa de uma certidão de quitação eleitoral e verificar que teve seu título cancelado”. 

O coordenador ressalta ainda que a população tem uma maior facilidade para verificar a sua situação bastando baixar o aplicado “e-título” ou comparecer aos cartórios para verificar se o título está regular. Vale ressaltar que os que tiveram seus títulos cancelados têm até maio do ano que vem para se regularizar e, assim, participar das próximas eleições.

IMPORTÂNCIA DO TÍTULO – Barros frisa ainda que o Tribunal Regional Eleitoral mantém sempre em andamento as campanhas sobre a importância de se manter regular junto aos órgãos eleitores e em participar do pleito.

Inclusive, o órgão tem acompanhado as ações itinerantes junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRR) para atender também a população votante no interior e em localidades de difícil acesso. “Existe todo um trabalho executado para conscientizar o eleitor, explicar para aquele que nunca votou sobre a importância de participar do pleito e exercer a sua cidadania”, finalizou Barros. (P.C.)