Política

Telmário volta a criticar política externa brasileira em encontro

Durante participação da LXX Sessão Plenária do Parlasul (Parlamento do Mercosul) nesta segunda-feira, 09, o senador Telmário Mota (PROS) voltou a criticar a política externa brasileira. O evento ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, e contou com a presença da delegação de Parlamentares da Assembleia Popular da China e a eleição do Vice-Presidente da Delegação Argentina.

Na sessão, o senador afirmou que ao invés de se integrar, a política externa está se distanciando dos países vizinhos e tentando, sem sucesso, se aproximar dos Estados Unidos da América (EUA), do presidente Donald Trump.

“O próprio presidente do Brasil [Jair Bolsonaro (PSL)] tem questões ideológicas com o presidente da Venezuela e cada vez mais está afastando o país e aceitando as sanções americanas. Agora, com a Argentina, também está ocorrendo o mesmo processo”, declarou.

O parlamentar citou as boas relações comerciais com os países vizinhos, por exemplo, os mantimentos que são adquiridos pela Venezuela no Brasil, mesmo em tempos de crise. Além disso, o senador ressaltou que o Brasil precisa se aliar pensando em uma parceria econômica e não de alinhamento político ou partidário.

“O Brasil não pode olhar o seu país pelo seu regime, tem que buscar a integração. Nós não podemos deixar que o mesmo ocorra com a China. Buscamos um parceiro comercial. Nós temos que ser Brasil, não Estados Unidos. Temos que ter esse foco de integração, para buscar o fortalecimento da Mercosul”, finalizou. (P.C.)

Publicidade